Pernambuco é tema de exposição em Barcelona na celebração de 20 anos do Cantinho Brasileiro
Imagens da exposição “Pernambuco, Cultura, História e Mar”, do fotógrafo Miguel igreja, serão expostas a partir do próximo sábado no restaurante Cantinho Brasileiro, que comemora 20 anos sob a batuta da chef Ângela de Assis
O restaurante Cantinho Brasileiro, em Barcelona, abrigará a partir do próximo sábado (25) a a exposição “Pernambuco, Cultura, História e Mar”, do fotógrafo recifense Miguel Igreja. A mostra faz parte das comemorações de aniversario do estabelecimento da chef pernambucana Ângela de Assis, que este mês completou 20 anos. A abertura será das 18h às 20h, com coquetel para os presentes.
As imagens da exposição, que já teve edições em Recife, Olinda, Fernando de Noronha e Rio de Janeiro, encantaram Ângela de Assis, que decidiu homenagear seu estado de nascimento. “Fiquei muito emocionada com o retrato de uma das mais destacadas riquezas culturais do Brasil”, destaca, ao explicar que assim compartilhará as belezas de Pernambuco com gente de todo mundo.
O restaurante está localizado no bairro Gótico, uma das áreas com maior fluxo turístico da capital catalã, sendo ponto de referência para brasileros e estrangeiros atraídos pela culinária brasileira.
Inicialmente estarão expostas onze imagens em policromia, em tamanho 30X45, que retratam personagens do carnaval, paisagens litorâneas e expressões culturais. Depois serão substituídas por fotos em preto e branco do acervo da exposição Baques, com fotos de maracatus de baque solto e virado, uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil.
A chef adquiriu a foto “Galo da Madrugada”, que passa a decorar o ambiente exposta numa moldura de 3mx75cm (foto de capa). “É gratificante ter meu trabalho escolhido para celebrar os 20 anos do Cantinho Brasilero e ao mesmo tempo divulgar Pernambuco em outras terras”, destacou Miguel Igreja.
A festa de celebração do aniversário do Cantinho Brasileiro aconteceu no último dia 18 de novembro, na Sala Vênus, no Gótico, com shows dos brasileiros Hugo Soares (MPB), Dênis (forró) e do grupo Ketubara (reggae).
CULTURA E HISTÓRIA – Miguel Igreja, que inciou a carreira como repórter fotográfico em 1988 na primeira Folha de Pernambuco, dedica-se há mais de dez anos a divulgar as belezas do Patrimônio Natural, Cultural e Histórico pernambucano. Seu histórico de exposições é vasto e reconhecido internacionalmente, com menções de destaque em publicações da Carta da Terra.
No ano de 2010, o fotógrafo criou o Projeto Pernambuco: Cultura, História e Mar e em 2011 fez a primeira exposição sobre o tema com fotos impressas em canvas em grandes formatos, no Aeroporto dos Guararapes. As dimensões variavam de 0,80×1,20m até 4,00×1,00m.
A mostra teve uma segunda edição em 2012, no Centro Cultural Correios, no Recife Antigo, e novamente no Aeroporto dos Guararapes. “Foi impactante. Todos queriam se fotografar diante das telas e compartilhar nas redes sociais”, recorda Igreja.
Em 2012, inspirado na Carta da Terra, o fotógrafo criou a Galeria Móvel Sustentável e a exibiu pela primeira vez na RIO+20, em junho daquele ano. “O projeto era composto por sete bikes adaptadas para transportar imagens em grande dimensões, que seguiam em cortejo e paravam em pontos estratégicos para que as fotos pudessem ser contempladas”, detalha.
A exposição circulou na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, e na Avenida Atlântica, entre as praias do Leme e Copacabana. Um ponto de destaque foi o uso do QR CODE nas bikes para compartilhar um catálogo de fotos e a Carta da Terra.
Em 2013, Igreja conseguiu incentivo do Funcultura para fazer o projeto da Galeria Móvel circular no seguinte em Recife, Olinda e Fernando de Noronha. No Recife, quando não estava nas ruas circulando, a galeria virou uma instalação de muito sucesso no Parque Dona Lindu. O fotógrafo planeja realizar uma mostra móvel das imagens em Barcelona, da mesma forma que fez no Rio de Janeiro (Rio+20) e no Recife através da galeria ao ar livre com as telas expostas em bicicletas.
Serviço:
Pernambuco, Cultura, História e Mar, exposição fotográfica de Miguel Igreja – 20 anos do Cantinho Brasileiro, Calle Ample, 43, Barcelona. A partir de 25 de novembro, às 18h, com coquetel para os convidados.