Pernambuco é tema de exposição em Barcelona na celebração de 20 anos do Cantinho Brasileiro

Imagens da exposição “Pernambuco, Cultura, História e Mar”, do fotógrafo Miguel igreja, serão expostas a partir do próximo sábado no restaurante Cantinho Brasileiro, que comemora 20 anos sob a batuta da chef Ângela de Assis

O restaurante Cantinho Brasileiro, em Barcelona, abrigará a partir do próximo sábado (25) a a exposição “Pernambuco, Cultura, História e Mar”, do fotógrafo recifense Miguel Igreja. A mostra faz parte das comemorações de aniversario do estabelecimento da chef pernambucana Ângela de Assis, que este mês completou 20 anos. A abertura será das 18h às 20h, com coquetel para os presentes.
As imagens da exposição, que já teve edições em Recife, Olinda, Fernando de Noronha e Rio de Janeiro, encantaram Ângela de Assis, que decidiu homenagear seu estado de nascimento. “Fiquei muito emocionada com o retrato de uma das mais destacadas riquezas culturais do Brasil”, destaca, ao explicar que assim compartilhará as belezas de Pernambuco com gente de todo mundo.
O restaurante está localizado no bairro Gótico, uma das áreas com maior fluxo turístico da capital catalã, sendo ponto de referência para brasileros e estrangeiros atraídos pela culinária brasileira.

Acervo de Miguel Igreja também inclui paisagens de Pernambuco, como Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha

Inicialmente estarão expostas onze imagens em policromia, em tamanho 30X45, que retratam personagens do carnaval, paisagens litorâneas e expressões culturais. Depois serão substituídas por fotos em preto e branco do acervo da exposição Baques, com fotos de maracatus de baque solto e virado, uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil.

A pernambucana Ângela de Assis pilota o Cantinho Brasileiro, no bairro Gótico de Barcelona, há 20 anos

A chef adquiriu a foto “Galo da Madrugada”, que passa a decorar o ambiente exposta numa moldura de 3mx75cm (foto de capa). “É gratificante ter meu trabalho escolhido para celebrar os 20 anos do Cantinho Brasilero e ao mesmo tempo divulgar Pernambuco em outras terras”, destacou Miguel Igreja.
A festa de celebração do aniversário do Cantinho Brasileiro aconteceu no último dia 18 de novembro, na Sala Vênus, no Gótico, com shows dos brasileiros Hugo Soares (MPB), Dênis (forró) e do grupo Ketubara (reggae).
CULTURA E HISTÓRIAMiguel Igreja, que inciou a carreira como repórter fotográfico em 1988 na primeira Folha de Pernambuco, dedica-se há mais de dez anos a divulgar as belezas do Patrimônio Natural, Cultural e Histórico pernambucano. Seu histórico de exposições é vasto e reconhecido internacionalmente, com menções de destaque em publicações da Carta da Terra.
No ano de 2010, o fotógrafo criou o Projeto Pernambuco: Cultura, História e Mar e em 2011 fez a primeira exposição sobre o tema com fotos impressas em canvas em grandes formatos, no Aeroporto dos Guararapes. As dimensões variavam de 0,80×1,20m até 4,00×1,00m.
A mostra teve uma segunda edição em 2012, no Centro Cultural Correios, no Recife Antigo, e novamente no Aeroporto dos Guararapes. “Foi impactante. Todos queriam se fotografar diante das telas e compartilhar nas redes sociais”, recorda Igreja.
Em 2012, inspirado na Carta da Terra, o fotógrafo criou a Galeria Móvel Sustentável e a exibiu pela primeira vez na RIO+20, em junho daquele ano. “O projeto era composto por sete bikes adaptadas para transportar imagens em grande dimensões, que seguiam em cortejo e paravam em pontos estratégicos para que as fotos pudessem ser contempladas”, detalha.
A exposição circulou na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, e na Avenida Atlântica, entre as praias do Leme e Copacabana. Um ponto de destaque foi o uso do QR CODE nas bikes para compartilhar um catálogo de fotos e a Carta da Terra.
Em 2013, Igreja conseguiu incentivo do Funcultura para fazer o projeto da Galeria Móvel circular no seguinte em Recife, Olinda e Fernando de Noronha. No Recife, quando não estava nas ruas circulando, a galeria virou uma instalação de muito sucesso no Parque Dona Lindu. O fotógrafo planeja realizar uma mostra móvel das imagens em Barcelona, da mesma forma que fez no Rio de Janeiro (Rio+20) e no Recife através da galeria ao ar livre com as telas expostas em bicicletas.

Serviço:
Pernambuco, Cultura, História e Mar, exposição fotográfica de Miguel Igreja – 20 anos do Cantinho Brasileiro, Calle Ample, 43, Barcelona. A partir de 25 de novembro, às 18h, com coquetel para os convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.