Ensino e difusão da língua portuguesa é tema de debate em Barcelona

Profissionais que atuam na esfera pedagógica de instituições da Catalunha e de países lusófonos estarão reunidos nos próximos dia 3 e 4 de maio em Barcelona debatendo o ensino e a difusão do idioma

Primeira edição do EPLLIC foi realizada em 2017 em Paris

O ensino e a difusão da língua portuguesa será tema de debate em Barcelona durante o Encontro de Professores de Língua Portuguesa, suas Literaturas e Culturas (EPLLIC), nos próximos dias 3 e 4 de maio. Em sua segunda edição, o evento promovido pelo LSB Portuguese reunirá na Escola Oficial de Idiomas (EOI) de Drassanes agentes da esfera pedagógica de instituições locais, de países lusófonos e de outras localidades.

Também haverá participação de especialistas que atuam na área de português em instituições de ensino públicas ou privadas, associações ou de forma independente. Para participar do EPLLIC, cuja inscrição é gratuita, é preciso acessar o link https://www.epllicbarcelona.com/inscricao. Mais de 130 pessoas já estão inscritas e quem quiser garantir uma vaga deve acessar a página com a máxima antecedência.

A abertura do encontro acontece no próximo dia 3 de maio, a partir das 9h30, com uma conferência na qual participarão representantes do Consulado Geral do Brasil em Barcelona, do Consulado Geral de Portugal em Barcelona, da Secretaria de Políticas Educativas do Departament d’Ensenyament de la Generalitat, do Consorci de Barcelona, da Escola Oficial de Idiomes de Barcelona Drassanes (EOIBD).

Nas mesas programadas serão colocados em discussão temas como o ensino do português nas universidades e instituições, a difusão e panorama do idioma para os negócios e fins profissionais, o ensino no setor privado e associativo e as pesquisas acadêmicas no âmbito do ensino e difusão. Estão programados debates sobre aspectos metodológicos do ensino do português, inclusive para o mundo profissional.  

A pauta abordará também o ensino do português para crianças e jovens em contextos plurilíngues: PLH e PL2, o idioma como língua global, de intercompreensão ibérica e de ensino de suas variantes e as inciativas internacionais e organizações de professores.

O encerramento do EPLLIC será na noite do dia 4 de maio, das 21:00 às 22:00, com a apresentação de Cárcere, obra teatral escenificada pelo artista brasileiro Vinicius Piedade, no Club Cronopios, Carrer de Fernandina 16, no centro de Barcelona.

Esta é a segunda edição do EPLLIC, que conta com a contribuição de pesquisadores e linguistas, representantes governamentais e acadêmicos que promovem a difusão do português em diferentes áreas. A primeira edição foi realizada em Paris em maio de 2017, organizado pela Embaixada do Brasil na França e ampliou a discussão a todas as variantes da língua portuguesa.

Contato para entrevistas:

Luciana Castelo Branco

Fone: + 34 600 554 506

O que: Encontro de Professores de Língua Portuguesa, suas Literaturas e Culturas (EPLLIC)

Quando: 3 e 4 de maio

Onde: Escola Oficial d’Idiomes Barcelona Drassanes (EOIBD), Av. Drassanes, 14, 08001 Barcelona

Inscrições gratuitas e com vagas limitadas: https://www.epllicbarcelona.com/inscricao

 Entidades organizadoras do evento:

LSB Portuguese (Language Services for Business) – Coordenação Geral

Instituto Camões

Escola Oficial d’Idiomes de Barcelona Drassanes (EOIBD)

Universitat Autònoma de Barcelona

Consulado-Geral do Brasil em Barcelona/ Centro Cultural do Brasil

Consulado-Geral de Portugal em Barcelona

Casa Amèrica Catalunya

Universitat de Barcelona

Cátedra Saramago

Associação de Pais de Brasileirinhos na Catalunha (APBC)

Conselho de Cidadania Jurisdição de Barcelona

Conexão Europa

Cambra de Comerç Brasil-Catalunya

O evento também conta com o apoio de professores que atualmente lecionam disciplinas de língua portuguesa em universidades, instituições e escolas de idiomas na Catalunha, ao redor da Espanha e Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.