Banqueiro australiano ajuda idoso convertido em símbolo da crise grega

AFP Sakis Mitrolidis 3 de julho
Giorgos Chatzifotiadis, em imagem da AFP

A imagem divulgada pela Agência France Press, no último dia 3 de julho, na qual um idoso chora sentado na frente de um banco na Grécia, chamou atenção de pessoas em todo o mundo. Uma delas, um empresário australiano, percebeu na imagem mais que um símbolo da crise pela qual passa o país.

James Koufos, australiano de 41 anos de origem grega, se deu conta de que o homem assemelhava-se a uma amigo de seu pai, já morto. Ao mostrar a imagem à mãe, confirmou que tratava-se de quem pensava: Giorgos Chatzifotiadis, de 77 anos, morador de Tesalônica.

O banqueiro então perguntou à mãe: “Que podemos fazer por ele?” Foi daí que nasceu a ideia de fazer uma campanha solidária através do Facebook, através da qual arrecadou uma boa quantidade de dinheiro com o qual pretende não só ajudar a Giorgos, bem como a outros cidadãos gregos. James, que é diretor de um banco, viajará no próximo sábado à Grécia, onde pretende fazer uma surpresa ao idoso.

IMAGEM – Na foto, Giorgos aparece segurando um cartão bancário e o documento de identidade. Estava desesperado depois de descobrir que não poderia sacar a pensão de sua esposa. Já havia feito fila em três bancos diferentes em menos de três horas. E quando lhe informaram que não poderia retirar o dinheiro desmoronou, diante das outras pessoas que estavam na fila, numa imagem marcante registrada por Sakis Mitrolidis (AFP).

Como muitos gregos do norte do país, Giorgos Chatzifotiadis e sua esposa trabalharam durante muitos anos na Alemanha, de onde sua esposa recebe pensão. Na Austrália existe uma grande comunidade de imigrantes gregos, sendo Melburne a cidade com mais habitantes do país depois de Atenas e Tesalônica, segundo o governo grego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.