A tribo onde as mulheres mandam nos homens e podem casar-se mais de uma vez
Você acredita que exista um lugar no mundo onde as mulheres mandam nos homens? E mais: podem ter mais de um marido e as que são solteiras podem fazer sexo com quem queiram e quando queiram? Esse local existe e está localizado na África. Trata-se da tribo Wodaabe.
Matéria divulgada pelo jornal britânico Daily Mail e reproduzida pelo espanhol La Vanguardia, mostra que se Wodaabe é uma comunidade nômade governada por mulheres. Que detém o poder e liberdade sexual.
Os integrantes da tribo passam a maior parte do tempo atravessando o duro deserto de Sahel, principalmente em Níger. Também passam temporadas em Camarões, República Centroafricana, Chad e Nigéria.
MATRIMÔNIO – A cada ano, no mês de setembro, os homens wodaabe celebram o festival Gerewol, na época das chuvas. Eles pintam todo o corpo, processo que leva quase seis horas, e tentam impressionar as mulheres dançando para elas. Isso na tentativa de serem eleitos esposos. O jurado, composto pelas três mulheres mais belas da tribo, elegem três ganhadores.
As casadas também podem buscar outros maridos. O primeiro matrimônio, no entanto, é determinado por suas famílias com finalidade reprodutiva e recebe o nome de koogal. Os casamentos seguintes são contraídos por amor ou atração. Esse tipo de união é chamada teegal.
Você se adaptaria a uma sociedade assim?
Não é “tribo”, e sim, O Povo Wodaabe.
Usar as palavras ‘tribos’ e ‘dialetos’ é uma forma de diminuir outros povos.
São linguagens como qualquer outra e um povo como qualquer outro.
Amei a reportagem!
excelente comentario…
Exatamente nao expressam o país! Sabem que issu é mentira. Lembrando-se que também sou africano.
Duvida: Jornal Bitânico ou Britânico?
Obrigada pela correção Alves, já feita no texto, onde havia um equívoco de digitação. Importante leitores que nos ajudam a melhorar. Obrigada pela visita ao Blog Mundo Afora!
O importante é saber o significado de tribo. No meu ponto de vista não devo considerar de forma alguma um grau deminuitivo más um conjunto de um povo que vivi a mesma maneira.
Importante esta colocação Armando Cortez. Obrigada pela visita ao Blog Mundo Afora!
IMPORTANTES NOTICIAS SOBRE DIFERENTES PUEBLOS Y SUS CULTURAS Y EL RESPETO POR ELLAS.
A China também tem uma tribo assim, tem uma matriarca que manda na comunidade, os filhos todos pertencem a ela, e todos a chamam de mãe, ninguém se casa, depois do jantar as mulheres fazem uma roda e cantam e dançam, e os homens ficam vigiando qual seria a companheira que o agradaria para o sexo aquela noite, naquela comunidade ninguém tinha filhos, os filhos pertenciam a matriarca.
Fujo daí venho viver em Angola
Porquê Angola ?’
Cooooom certeza já estou adaptada e não sabia
Porque não, se fizesse parte da minha cultura?
Nas sociedades poligames, esta pergunta não é posta. Porquê?
Sim, julgo que é uma questão de hábito. Eles estão assim educados, não estranham. E não é má ideia. Pior sorte terão aqueles que nenhuma quer. coitados!…
É necessário estranhar hábitos irracionais
Adorei, muito legal.
O ser humano tem a capacidade de se adaptar e sobreviver então, poderia adaptar-me com os hábitos e costumes deste povo wodaabe assim como qualquer outro ser humano.
Com facilidade. Não tenho dúvida ou receio da superioridade da mulher em todos os níveis. A preponderância do machismo é a origem da destruição na chamada sociedade ocidental. E o homem – masculino – só pode ser íntegro se incorporar sua parte feminina, criativa, cooperativa e construtiva.
Magnífica resposta!
Na mouche. Lucidez precisa-se! Obrigada.
Parabéns Renato, a racionalidade de sua fala mostra o SER HUMANO que és. Você está pronto pra viver num mundo diverso.
este que se intitula renato rasiko nao passa de um embuste;
pode ser considerado um idiota; tipo um escroque internacional.
legioes de mulheres ja foram enganadas por ele, em todos os sentidos.
Vou a meu Belo Moçambique
Se fosse a minha tribo com certeza faria sentido pra mim. Mas agora que estou abituado a outro estilo de vida parece estranho…mas tudo é só questak de habito.
Exatamente Severiano Mendes. Tudo é questão de hábito. Obrigada pela leitura do blog Mundo Afora!
Eu, nao me adaptaria,,,,,
Sem duvida estaria adaptado a esta cultura. Alias teria sido socializado nestes termos. Tal como estou no contexto da minha cultura.
Nao sei de me adaptaria, mas creio que nao.. Como eu saberia que este filho no meio de tantos outros me pertence? Mulher e para único homem.
Cada um com sua opinião. Grata pela visita ao Blog Mundo Afora José!
Nao sei se poco me adaptar,pra me e um pouco estranho mulher casar se com de um homem.
Nao gostaria ki fose asim
Cada um com seu ponto de vista e opinião. Obrigada pela leitura no Blog Mundo Afora Alcino.
Usam preservativo com os demais parceiros? HIV é uma realidade em Africa
Diversidade cultural acentua-se também nessa diferenciação, nesse distanciamento daquilo que elegendo como “normal”. Claro que me adaptaria…..voltando pra Africa
Obrigada pela visita ao Blog Mundo Afora Osvaldo!
ao menos em certas culturas africanas os homens sabem valorizar a mulher e vice versa ….. ah e as coisas são as claras…..(como a infidelidade ) não sei como um continente pobre tem mais educação cultura e saber estar que os países desenvolvidos ….. pois aki temos tanta riqueza mas vivemos no meio do lixo onde ninguém se respeita …… por isso que muitos n se adaptariam pois a questão respeito vem d berço era bom que muitos deixassem as novas tecnologias de partem e fossem aprender novas culturas ou invés de fazerem casas de segredos e etc fizessem programas em como se adoptar em outras culturas !!!!!
Respeitar a cultura de outros povos é realmente muito importante Catia. Obrigada pela visita ao Blog Mundo Afora!
Sou africano , de naçao moçambicana acesso muito a internet ,ate mais sobre a bossa geraçao africana mas é pela primeira vez a saber dessa informação. Ate nos livros da historia de todas classes k EU frequentei nao me lembro do tema k fala dessa comunidade