segunda-feira, março 30, 2026
Europa

Festival Sin Compasso abre alas para frevo em Barcelona

Capital catalã recebe Festival Sin Compasso, que promoverá oficinas durante três dias sobre uma das mais pulsantes tradições de Pernambuco

O frevo movimentará Barcelona a partir de hoje durante o Sin Compasso, primeiro festival realizado na Europa sobre uma das mais pulsantes tradicões de Pernambuco. Durante os três dias do evento serão ministradas oficinas por professores pernambucanos, explorando o ritmo e a música a partir de diferentes perspectivas. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer outras danças do Nordeste do Brasil, como o maracatu e o coco de roda.

O festival também acolhe o Segundo Concurso Europeu de Passistas do Frevo, evento que acontece todos os anos em um país diferente da Europa. O concurso está aberto ao público, qualquer que seja a idade, nacionalidade e nível.

As oficinas serão ministradas pelos pernambucanos Teco Canindé (Escola Brasil, Suiça), Tony Santos (Art Zone Brasil, Itália), Otavio Bastos (Olinda, Brasil), França Junior (Nice, França), Nino Batista dos Santos e Ricardo dde Souza (Frevo BCN, Espanha). Entre os juízes do concurso foram convidados especialmente Ubiracy Carneiro de Santana, André Luiz Maciel Vieira e mestre Pantera.

O evento, cujas oficinas são pagas, inclui atividades gratuitas (ver programação abaixo). Para os que desejam se inscrever há o pacote de três dias, por 75 euros. Há opção de pagar apenas por oficina (20 euros) ou por dia (18/05 – 25 euros, 19/05 – 40 euros e 20/05 – 30 euros). As crianças acompanhadas por adultos podem participar livremente das atividades do festival.

As inscrições para o festival, que conta com o apoio de varias associações,  podem ser feitas através do frevobarcelona@gmail.com.

Abaixo, a programação do festival:

Sexta-feira, 18 de maio

Local: Casal De Barri Pou De La Figuera

16:00-16:30 – Boas-vindas e registro

16:30-18:00: – Roda de Capoeira

Local: Casal de Joves Palau Alòs

18:15-19:15: – Oficina do Frevo (O Método Nascimento Passo). Professor: Téco Canindé Gcfa.

19:15-20:15 – Workshop Capoeira, frevo e passo. Professor: Tony Santos

20:30-22:00 – Dance Jam (atividade aberta e livre). Espaço de Improvisação com diferentes estilos de música de DJ Mdc Suingue (rádio Caipirinha Livre)

Sábado, 19 de maio

Local: Centre Cívic Barceloneta

10:00-11:30 – Oficina Frevo Cinquentão. Professor: Otávio H Bastos.

12:00-13:30 – Workshop Tradição frevo-urbana. Professores: Ricardo de Souza e Ubiratan Junior. (Frevo Barcelona).

Local:  Plaza Pou de la Figuera, Casc Antic

16:00-22.00 – “UMA NOITE DE PERNAMBUCO EM BARCELONA”. Evento aberto e gratuito para o público.

16:00-17:00 – Maracatu Mandacaru pelas ruas do bairro.

17:00 -18:00 – Masterclass de Coco de roda. Professor: Teco Caninde

18:00-18:30 – Apresentações dos artistas convidados, membros do União Europeia de Passistas de Frevo e os juízes de concurso

19:00-21:00 II – COMPETIÇÃO do Frevo Passistas Europeu ’18

21:00-22:00 Jam na praça: “Música popular e dança de Pernambuco”

Domingo, 20 de maio

Local: Centro Cívico Barceloneta

10:00-11:30 – Oficina de frevo para professores de dança.

12.00-13.30 – Workshop de danças afro-brasileiras com percussão em direto!! Professor: França Junior.

Local: Casal de Joves Palau Alòs

16:00-17:00 – Palestra / Open dialog: Como criar Frevo comunidades passistas na Europa? Dinamizador: Otavio Bastos. (Atividade livre)

Local: Parc de la Ciutadella. Ponto de partida: O gazebo.

17:30 19:00 Masterclass by Frevo e encerramento do festival com um produção audiovisual coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *