Jihadistas presos estavam prontos para ataque terrorista na Catalunha, afirma secretário de defesa

El-joven-detenido-en-Valls-en-_54429743148_51351706917_600_226

Em entrevista coletiva dada antes das 13h (horário local), o conselheiro do Interior da Catalunha (cargo equivalente a secretário de Defesa Social), Ramon Espadaler, disse que os jihadistas presos pela polícia nesta madrugada em Barcelona, estavam prontos para cometer atentado terrorista na Catalunha. Teriam, inclusive, estudado edifícios singulares da cidade para possíveis ataques.

Até agora, 11 pessoas foram detidas na ação, empreendida pelos Mossos D’Esquadra, dos quais cinco são espanhóis, um é paraguaio e os demais são marroquinos. No grupo há uma mulher e um menor de 18 anos.

Espadaler assegurou que os membros desta célula, “completa e estruturada” estavam vinculados ao Estado Islâmico e “preparados para atentar” na Catalunha. O conselheiro elogiou o trabalho da polícia catalã, que começou a investigação há mais de um ano. Segundo ele, as prisões de hoje estão vinculada a outras três que foram realizadas em dezembro na Bulgária, na qual foi detido um brasileiro e dois marroquinos que haviam saído da Catalunha em direção à Síria e foram interceptados pelos Mossos D’Esquadra.

Na entrevista coletiva, Espadaler informou que a operação ocorreu nas cidades de Sabadell, Terrassa, Barcelona, Sant Quirze del Vallès y Valls.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.