Indignação com mapa do partido Vox que anexa Portugal à Espanha

Partido de extrema direita espanhola incluiu Portugal no mapa da Espanha em cartaz em que convoca manifesto e gera protestos dos vizinhos ibéricos

Um cartaz contendo um mapa da Espanha, divulgado pelo partido de extrema direita Vox para convocar uma manifestação contra o pacto de esquerdas no Congresso de Deputados, causou indignação em Portugal. Isso porque, curiosamente, o mapa incluiu o país vizinho com parte do estado espanhol, e simplesmente esquece as ilhas e territórios localizados na África – Ceuta, Melillha e Canárias.

Na arte do cartaz, o mapa ocupa o lado esquerdo, enquanto no outro lado traz as informações da convocatória marcada para o próximo dia 12 de janeiro, ao meio-dia, em frente de todas as prefeituras dos municípios espanhóis. Que vai acompanhado da frase: “Será lido um único manifesto, que una a todos os espanhóis, a toda sociedade civil e a todos os partidos políticos leiais a Espanha”.

A manifestação foi convocada através da plataforma “España existe” a por conta do pacto do primeiro-ministro da Espanha em funções, Pedro Sánchez (PSOE), que pretende formar governo com Unidas Podemos, em colaboração com a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Os partidários de Vox reclamam “um Governo que respeite a Constituição e a soberania”, numa crítica ao diálogo aberto com os independentistas catalães.

O canal de televisão pública RTP repercutiu o assunto, afirmando que a extrema direita espanhola considera Portugal como parte do seu território, recordando que em 1936 nesta era uma aspiração da Falange, compartilhada pelo ditador Franco. A Falange era um partido fascista dirigido pelo cunhado do ditador espanhol, chamado Serrano Suñer.

Segundo a RTP, as reivindicações da direita espanholista de anexar Portugal tem uma larga pré-história. “No começo da guerra civil da Espanha, Salazar (ditador português) contribuiu decisivamente a salvar os golpistas, dirigidos por Francisco Franco, quando a revolta obreira derrotou a conjuração aos núcleos urbanos principais”, disse a reportagem. Todo relato da RTP pode ser acessado na matéria intitulada “Vox. Partido de extrema-direita considera Portugal como província de Espanha”.

O “equívoco” de Vox no mapa foi motivo de ironias e de críticas nas redes sociais. A jornalista brasileira baseada em Lisboa, Caroline Ribeiro, correspondente do Sputnik Brasil, escreveu no Twitter: “Espanha existe” até demais para o partido VOX, que juntou Portugal no mapa do país para convocar a população para uma manifestação. Muitos usuários da rede usaram o termo “Espugal” para rechaçar a gafe do partido de extrema direita. O assunto teve repercussão em diversos outros meios de comunicação de Portugal, entre ele Público, Sapo, Diário de Noticias, Observador e Jornal Econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.