Chuvas, nevadas, ventania e ondas gigantes na passagem do Glória pela Catalunha
Episódios de chuvas, nevadas, ondas e fortes ventos que começaram na segunda-feira devem se estender nas próximas 36 horas. Temporal Glória é considerado pior evento climático dos últimos 20 anos
Já choveram 24 horas seguidas na Catalunha entre ontem e esta terça-feira (21) e a previsão é a tempestade Glória, que provocou também nevadas e ventania em diversas regiões da Península Ibérica, continue nas próximas 36 horas. A diretora de Proteção Civil da Generalitat, Isabel Ferrer, advertiu que as piores horas do temporal serão entre hoje e amanhã, no que está sendo classificado como um dos episódios climáticos mais extremos dos últimos 20 anos. Por isso, pediu prudência à população.
Imatges Porto Colom, gravades per Antoni Llaneras pic.twitter.com/1k4dNJPhfo
— Margalida Solivellas (@margasoli) January 21, 2020
“Já passaram 24 horas de chuvas e ainda restam 36 mais. As recomendações que demos desde ontem devem ser seguidas sistematicamente nas próximas horas”, alertou durante coletiva de imprensa realizada em Barcelona junto com integrantes do Serviço Meteorológico, Bombeiros e Serviço de Trânsito. Foi recomendado à população que não tente cruzar rios, pelo risco de transbordamento, nem a aproximação nas áreas de praias, onde se está registrando ondas que vão de três a oito metros. A ventania tem alcançado mais de cem quilômetros em alguns municípios, derrubando árvores e destruindo mobiliário urbano. Em muitas áreas está nevando, com acumulação de até 25 cm de neve, puxando os termômetros para baixo.
L’Onyar al seu pas per Girona (vídeo: Pere Cladera)#Glòria pic.twitter.com/NPNWJHqBUy
— Meteocat (@meteocat) January 21, 2020
Com relação ao transbordamento de rios, as maiores precauções estão sendo tomadas nas cidades gironinas e do Vallès Oriental,especialmente quanto à circulação próximo aos rios Onyar, Daró, Ter, Tordera, Congost e Besòs ja que, segundo a Agência Catalã de Água (ACA), se espera que a entrada dem um novo front de chuvas torne a incremetar os mananciais. A Prefeitura de Girona ativou a fase de emergência pelo risco de transbordamento do Onyar, que cruza o centro da cidade. Um dispositivo policial informará do risco aos estabelecimentos comerciais e as 154 moradias que estão situadas nas plantas baixas.
FOTOS L’altra cara de la #llevantada: imatges de postal arreu del territori. Aquestes, a l’Estany, al Moianès
📸 @fotomontaner https://t.co/aWxv1cnZUn #Gloria pic.twitter.com/P179PjQNQb
— NacióDigital (@naciodigital) January 21, 2020
As fortes chuvas também afetaram o Delta do Rio Ebre, que foi invadido pela água do mar. Em consequência avançou em três mil hectares de plantações de arroz pertencente aos agricultores que cultivam na margem esquerda. A área da Barra del Trabucador e alguns outros caminhos agrícolas foram inundados, num desastre natural de grandes proporções. A prefeitura do Deltebre estuda solicitar que seja declarada zona catastrófica.
Aquí al Delta la mar ha saltat. No ho pareix, però tot això són arrossals. pic.twitter.com/T1YJN4WzhP
— Joan Roca Navarro (@JoanRocaNavarr1) January 21, 2020
Os serviços de proteção civil estão orientando as pessoas das áreas com maior intensidade de chuva, nevasca e ventania que evite deslocamento foram dos núcleos urbanos. As áreas em maior nível de alerta são as comarcas de Girona e Baixo Empordà, visto que há 15 estradas afetadas. O telefone de emergências (112) da Generalitat recebeu entre às 22:00 de ontem e às 8:00 horas de hoje 4.402 chamadas por incidências derivadas do temporal.
ONDAS GIGANTES – Tem chamado atenção em todo território espanhol a violência das ondas no Mediterrâneo e das fortes nevascas. Oito províncias estão em alerta vermelho (máximo) por conta da neve, da ventania e das altas ondas. Entre as regiões mais afetadas estão Teruel, Albacete e Múcia (neve), Barcelona e Girona (ondas), além de Alicante (ondas, nevadas e ventanias).
Na cidade de Tossa de Mar, no litoral Sul da Catalunha, a água do mar invadiu ruas da cidade, provocando uma imagem curiosa por conta da espuma que se espalhou. Muitas pessoas publicaram fotos e vídeos nas redes sociais sobre o fenômeno. Os comercios tiveram que fechar as portas e os moradores da ñarea improvisam pequenas barreiras na tentaiva de evitar a invasão da água em suas casas. Otras cidades litoraneas tiveram ruas invadidas pela água do mar. Nas regiões onde a situação é mais crítica as aulas foram suspensas. Desde ontem também estão fechados parques naturais e estações de esqui em todo o território.
TOSSA de MAR #Temporalgloria @meteogirones @meteocat @marcredondo @Monica_Usart @meteorac1 @Mes_324 pic.twitter.com/eDPHkLhA7o
— silviaragolta (@silviaragolta) January 21, 2020