Apocalipse na Austrália? Da onda de calor e incêndios à tempestade de granizo

Onda de claor que provocou incêndios e destruição dá lugar a tempestades elétricas, temporais de areaia e chuva de granizo na Austrália

Nos últimos meses, a Austrália tem experimentado condições climáticas extremas, impactando na vida dos habitantes, na fauna e na flora do país. Incêndios florestais provocados por ondas de calor iniciadas no período de verão, em setembro, provocaram incêndios em seis estados que consumiram florestas, mataram milhões de animais, tiraram a vida de 28 pessoas e expulsaram milhares de seus lares por quatro meses seguidos. No último balanço, estima-se que 7,2 milhões de hectares haviam queimado e mais de um milhão de animais foram afetados. Somente em Nova Gales do Sul, um terço da população dos coalas morreram por conta do fogo.

Nos últimos dias, a onda de calor deu lugar a tormentas elétricas, inundações, tempestades de areia e na última segunda-feira (20) choveu granizo. Em 15 de janeiro começaram as chuvas com numerosos raios, provocando falta de energia em diversos lugares. O trabalho dos bombeiros no combate aos incêndios foram amenizados, mas por conta dos raios se temia o começo de novos focos de incêndio. Na última segunda-feira, 20 de janeiro, os moradores do Sudeste do país foram surpreendidos com tempestades de granizo.

Em Camberra, choveu bolas do tamanho das usadas para jogar golfe. Vidros de carros foram quebrados e muitos animais, especialmente pássaros, foram feridos. Isso aconteceu 24 horas depois de ter sido registrada uma tempestade de areia, que varreu diversas áreas com uma nuvem de poeira da altura de prédios de dez andares.

Segundo a meteorologia, a nuvem de chuva de granizo se desloca agora para a capital Sidney e para a cidade de Newcastle. As preocupações dos últimos dias têm sido socorrer pessoas das inundações. Também há a possibilidade de contaminação de mananciais, uma vez que as chuvas estão levando as cinzas dos incêndios estão sendo arrastadas para lagos e rios.


Por isso, a cadeia de notícias CNN pergunta em reportagem exibida no canal em espanhol: “Apocalipse na Austrália? E você, o que acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.