Horta de Cáritas em Barcelona cultiva solidariedade

Por Rejane Modesto,

Em colaboração para o Blog Mundo Afora

Projeto que atualmente beneficia 14 pessoas contribui para segurança alimentar de desempregados e estimula confiança em si próprio

Calçotes, horta Les Fonts
Hortaliças cultivadas são repartidas entre os voluntários da Horta de Cáritas em Les Fonts. Fotos: Rejane Modesto

No bairro de Les Fonts, em Terrassa, na área metropolitana de Barcelona, um projeto da Cáritas chama a atenção. Num terreno recebido em doação, com água ofertada aos produtores, 14 pessoas trabalham como voluntárias e são beneficiadas com o que conseguem produzir. Tendo como beneficiários pessoas desempregadas, além de contribuir com a alimentação familiar através de colheita própria, ajuda às pessoas a recuperarem suas capacidades e a confiança em si próprio.

No local, se planta acelga, alho, cebolinha, espinafre, alcachofra, escarola, ervilhas e os populares “calçotes”, hortaliça muito apreciada na Catalunha e principal ingrediente das famosas “calçotades“, uma espécie de churrasco vegetariano muito consumido durante outono e inverno.

Horta Les Fonts espantalho
Espantalho não assusta pragas e insetos, que são combatidos com inseticidas naturais

Para espantar as pragas, pássaros e insetos que podem destruir as plantações vale tudo que seja natural, mas o espantalho não assusta mais. Nas plantas são aplicados inseticidas feitos à base de folhas da urtiga e de tabaco. Como fertilizante se usa o esterco de cavalo e para arar a terra, se conta com ajuda das galinhas. São nove aves, todas recebidas em doação, que além de fornecerem ovos para as famílias carentes assistidas por Cáritas, ajudam a preparar o terreno para receber as sementes.

Horta Cáritas Les Fonts
Além de produzirem ovos, galinhas criadas no local ajudam a preparar terreno para plantio

A colheita também é comunitária. As hortaliças e os ovos são repartidas entre as famílias. Vendidos mesmo só os calçotes, que ajudam a comprar alimentos para as galinhas e o esterco para as plantas. A experiência é pioneira e os vizinhos já seguem o exemplo de plantar nos terrenos próximos. Próximo podemos ver um pé de laranja, hortaliças e árvores enormes.

Les Fonts é conhecida pela qualidade da água que fornece. Quando a horta foi criada, a água usada para irrigar as plantas era gratuita. Depois uma companhia de abastecimento começou a explorar o fornecimento d’água e fez uma oferta Cáritas em metros cúbicos. O que passa da cota estabelecida é pago.

Segundo as coordenadoras do projeto, Rosa Maria Cristany e Meritxell Pérez, criada há oito anos, a horta não apenas tem melhorado as condições de vida entre os voluntários, como vem conseguindo trabalhar a irmandade entre eles. “É um espaço para que estas pessoas possam recuperar a autoestima, compartilhar e sentir-se participe da própria vida”, ressaltam.  Cáritas é uma organização internacional ligada à Igreja Católica, que trabalha a assistência e desenvolvimento social de pessoas carentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.