10 assuntos sobre o rei que todo espanhol já sabe, mas não fala. Por quê?

*Por Flávio Carvalho

Este não é o roteiro de uma serie de Netflix chamada O Reino, sobre o mais novo escândalo da monarquia espanhola. Não percam o mais recente capítulo, no ponto 10 deste texto.

Cai o rei de Espadas. Cai o rei de Ouros. Cai o rei de Paus. Cai, não fica nada” (Ivan Lins)

  1. Toda a Espanha sabe, mas nunca pôde falar, sobre o comportamento do Rei Juan Carlos em relação aos estabelecimentos onde se vende trabalho sexual. Abordo, com máximo cuidado.
  2. Foi a Suíça que escancarou, ao encontrar o dinheiro da corrupção desse Rei nos seus bancos. Perguntou pra toda a Europa: que merda é essa?!
  3. Prenderam o genro real, por corrupção (em nome do Rei). Numa prisão feminina. Já vai sair.
  4. Como a monarquia é uma instituição medieval, mudaram às pressas a Constituição para que pela primeira vez na história milenar do Reino, a neta do Rei, uma menina, pudesse candidatar-se ao cargo milionário. Não havia neto, do sexo masculino. E a Constituição herdada do Franquismo dizia claramente, no artigo 57: “privilegia o homem à mulher”.
  5. O Rei, quando era menor de idade, matou “involuntariamente” o irmão, com uma arma de caça (O Globo, 24/12/2011) e um tiro na cabeça. Foi enterrado às pressas. Nunca houve investigação. Mas isso não vem ao caso. Somente 36 anos depois, o Rei Juan Carlos permitiu, finalmente, que se trasladasse os restos mortais do próprio irmão para a Espanha. O assassinato foi em Portugal.
  6. O Rei, quando já era maior de idade e já era rei, matou Voluntariamente um elefante e deixou-se fotografar sobre o pobre animal. Foi graças a esse elefante morto que o Rei começou a pensar em renunciar. Tudo isso no meio da maior recessão econômica espanhola de todos os tempos. E o safari foi pago com dinheiro público, dos súditos. Teve que pedir perdão num comunicado oficial na TVE. Para ele sempre foi menos mal falar de elefantes do que de prostituição ou de corrupção. Desde 1992 o jornal mais monarquista da Espanha, El Mundo, denuncia que o Rei tem mais de uma escapada romântica paga com dinheiro público (como se não pudesse pagar do próprio bolso, eis aqui “A Questão”). Desde 1988 existem pessoas condenadas na Espanha por “crimes de injuria ao Rei”. Liberdade de expressão?! Aos catalães independentistas, por outro lado, somaram-se mais de 100 anos de prisão. Ficou famoso o discurso do novo Rei depois das imagens que envergonharam a Espanha mundialmente: ameaçou mais repressão, quando se esperava um pedido de perdão e que condenasse a brutalidade da violência policial que o mundo inteiro assistiu. Vestiu-se com traje de guerra.
  7. O Rei está blindado pelo atual governo socialista (!) para que não se investigue nunca (a justiça espanhola está agora mesmo questionada em toda a Europa) os indícios de que teria recebido, por debaixo dos panos, 1 de cada 3 euros do petróleo que a Espanha negociou com os Emirados Árabes Unidos. O rei fugiu para… os Emirados Árabes Unidos. A Espanha, que tem a pior ameaça de recessão de toda a Europa, segue pagando (os mais pobres principalmente) a viagem de fuga e as regalias que o Rei mantém, mesmo fugindo da justiça. Com apoio do partido “SOCIALISTA”!
  8. Tiraram, de propósito, a pergunta periódica que sempre se fez na Espanha, pelo mais importante instituto de opinião pública, sobre o que os espanhóis pensam sobre a Monarquia. Outra prestigiada pesquisa começou a perguntar por conta própria: cresce a cada dia o republicanismo (a antítese da monarquia). Para as importantes comunidades da Catalunha e do País Basco, entre outras, a monarquia… já vai tarde! Até em Madri, capital econômica e política, mais governada pela direita e berço da ultradireita, o rei perde. 60% querem ser perguntados.
  9. O atual Rei Emérito Fugido, aliou-se ao ditador da mais longa ditadura europeia, Franco, deu um golpe no próprio pai (sucessor dinástico) e autoproclamou-se Rei da Espanha, em 1977, jurando lealdade primeiramente ao franquismo, à ditadura; e só depois às leis (franquistas). Ganhou imunidade à tudo, um salário de 8 milhões de Euros anuais (sem contar as denúncias de corrupção e uma fortuna estimada em 2 bilhões de Euros, segundo o New York Times). Retribuiu encobrindo todos os crimes da ditadura franquista. Tudo isso com apoio dos dois únicos e maiores partidos que se repartiram o poder na Espanha desde então (e até hoje): Socialistas e Populares. Nenhum outro partido jamais chegou ao poder político na Espanha.
  10. Recentemente, reapareceu (mais um!) filho bastardo do Rei Juan Carlos, desta vez com uma prova de DNA em mãos. Por haver nascido antes do atual Rei Felipe, o catalão Albert Solà, que trabalha como garçom e é idêntico fisicamente ao Rei Fujão, teria direito ao trono e obrigaria a cair o atual Rei Felipe? A pergunta foi protocolada oficialmente, nesta semana, por um partido político do país basco. A Presidenta do Congresso dos Deputados, do Partido Socialista, nem acatou a pergunta para ser tramitada: alegou ser uma descortesia parlamentar. Uma pergunta sobre o que diz a própria Constituição do Reino da Espanha!

Pela primeira vez na história, a Espanha tem dentro do próprio Governo um partido e um vice-presidente assumidamente republicanos, do Podemos. Até quando aguentará a pressão? Os atuais Socialistas, por exemplo, já foram republicanos. O que mudou?

Não percam as cenas dos próximos capítulos sobre a novela da monarquia espanhola…

Pergunta-me um jornalista brasileiro: porque danados ainda se mantém a monarquia espanhola, então?

Respondam vocês.

Aquele abraço.

Barcelona, 16 de outubro de 2020.

*Flávio Carvalho (@1flaviocarvalho) é sociólogo e escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.