Médico viraliza com mensagens sobre importância de Natal seguro diante da Covid-19

Ángel Sánchez, médico da família em Madri, usa redes sociais para tentar sensibilizar pessoas a cumprirem regras para evitar terceira onda da pandemia

O médico Ángel Sánchez Vázquez ganhou protagonismo nas redes sociais com mensagens nas quais destaca a importância de passar um Natal seguro em relação à Covid-19. Uma das últimas, publicadas no Twitter e no Instagram no início desta semana, se tornou viral. No post, o sanitarista madrileno reproduz uma conversa de um grupo do WhatsApp sobre o jantar de Natal.

Vens para o jantar?”, pergunta um integrante do grupo. E outro responde: “Claro! Quantos somos?”. E obtém a resposta: “Creio que 15”. Na sequência, uma terceira pessoa, sem dizer nada, sai do grupo, deixando implícito que discorda com a reunião. Na Espanha, até agora as autoridades sanitárias estão permitindo apenas encontros de no máximo de 10 pessoas no Natal e Ano Novo e esse número ainda pode ser reduzido diante do aumento dos contágios por coronavírus nesta segunda onda da pandemia.

Com a mensagem, Ángel Sánchez tenta dizer que todo cuidado será pouco e ainda poderá levar à uma terceira onda da Covid-19 nos meses de janeiro e fevereiro. Médico residente, há várias semanas compartilha mensagens semelhantes para tentar convencer a população a respeitar as orientações de prevenção contra o coronavírus.

Num post publicado em 1º de dezembro, ele fez uma previsão bastante sombria do futuro: “Em vez de carvão, eles vão nos trazer uma terceira onda”, diz em outro cartaz. Neste caso, se refere aos Reis do Oriente. No país, a data de 6 de janeiro faz parte do calendário de festas de fim de ano, sendo uma das mais celebradas. É quando os Reis Magos trazem os presentes. Quem se comporta mal apenas recebe carvão, segundo a tradição.

Uma das mais impactantes mensagens que publicou foi esta: “Tem família que nunca mais vai se reunir no Natal. Cumpra as normas”. Em referência àqueles que perderam seus entes queridos para o coronavírus. Para Ángel Sánchez e os médicos que trabalham na atenção aos pacientes com Covid-19, “mais importante que salvar o Natal, é salvar vidas”.

Ángel Sánchez se tornou muito popular em novembro, quando houve um boom de manifestações de negação da Covid-19 enquanto as UTIs no país lotavam sem parar. Seu post “Visitas guiadas à UTI para negacionistas” ultrapassou 30 mil interações e conseguiu capturar a frustração sentida pela maioria dos trabalhadores de saúde naquela época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.