Europa começa 2021 com recorde de casos de Covid e mais restrições

Países europeus registram nos primeiros dias de 2021 alta de casos na segunda onda da pandemia da Covid-19 e reagem com medidas restritivas mais duras

Europa enfrenta nos primeiros dias de 2021 registros de alta de casos na segunda onda da pandemia da Covid-19. Países como Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Bélgica e Portugal estão diante de um quadro incerto, uma vez que ainda não há medição do impacto dos feriados de Natal e Ano Novo na curva de contágio. Alguns já começam a aplicar medidas mais severas, como a Inglaterra, onde começa a valer nesta terça-feira o terceiro confinamento desde o início da pandemia, em março de 2020.

Coronavírus Europa 2021
Gràfico mostra taxa de positividade de Covid-19 nos últimos 14 dias na Europa/ECDC

Os indicadores no mapa do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) mostram praticamente toda a Europa em vermelho escuro, que significa uma taxa de transmissão de mais de 150 pessoas por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Inglaterra

O novo bloqueio para a Inglaterra inclui o fechamento indefinido de todas as escolas até pelo menos meados de fevereiro ou até metade da população ter sido vacinada. Também a exortação de que todos podem trabalhar em casa. Entre as exceções: ir ao médico, fazer compras, ir ao escritório, fazer exercícios, ajudar organizações de caridade ou humanitárias e fugir da violência doméstica.

O número de infecções não fica abaixo de 50.000 casos por dia, enquanto os hospitais temem o colapso e mais de 74.500 mortes desde o início da crise.

Itália

No caso da Itália, o governo estuda manter as restrições impostas para o período de Natal até 15 de janeiro, sem excluir o confinamento quase total do país no próximo final de semana. “Estamos avaliando a hipótese de aplicação de medidas de zona vermelha para feriados e vésperas de feriados para o próximo fim de semana”, disse o ministro da Saúde, Roberto Speranza, referindo-se ao confinamento e proibição de viagens, exceto em casos de necessidade que regia nas datas principais da época festiva.

Só nas últimas 24 horas, o país registrou 14.245 novas infecções, ultrapassando dois milhões de casos e 75 mil mortes desde o início da emergência, em fevereiro. Além disso, um caso da nova cepa do vírus no país foi detectado em meados de dezembro, que alguns especialistas dizem que pode ser até 70% mais infeccioso.

Alemanha

A Alemanha relatou 9.847 novos casos de coronavírus e 302 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), um importante centro epidemiológico. Figura influente, devido ao menor número de exames realizados nos últimos dias por causa dos feriados e porque nos finais de semana nem todas as regionais transmitem seus dados para a central. Em 30 de dezembro, na Alemanha, foi registrado o número de mortos, com 1.129, e em 18 de dezembro, a contagem máxima diária, com 33.777 novos casos.

França

Nem melhora a situação na França, onde as restrições decretadas ano passado se mantém, entre elas o toque de recolher. Segundo a Agência de Saúde Pública, 116 pacientes morreram em hospitais nas últimas 24 horas (os óbitos nas residências não são contabilizados todos os dias da semana), de modo que desde o início da epidemia o número subiu para 65.037. Quanto aos contágios, desde o início dos registros, em fevereiro, já foram 2.655.728 na França.

Portugal

No caso de Portugal, onde a vacinação contra o coronavírus começou nas casas de saúde na segunda-feira, 7.118 pessoas morreram e 427.254 foram infectadas desde o início da pandemia. Este país está em estado de emergência – nível de alerta mais grave – até 7 de janeiro, embora se preveja que dure pelo menos uma semana, à espera de saber o impacto das férias de Natal.

Bélgica

Em contraste, na Bélgica, as infecções e mortes foram reduzidas durante o período de Natal, embora as autoridades do país estejam atualmente descartando restrições de flexibilização que estão em vigor há quase três meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.