Ambientalistas reúnem 300 entidades em protesto contra ampliação do aeroporto El Prat
Manifestantes vindos de cidades no entorno do aeroporto se concentraram em Barcelona após caminhada de protesto contra projeto área ambiental protegida pela União Europeia
O movimento ambientalista deu uma demonstração de força neste domingo em Barcelona, onde cerca de 300 organizações sociais, de bairro e ambientais protestaram contra a expansão do aeroporto de El Prat, atendendo ao chamado da Rede de Justiça Climática e ZeroPort. Apesar de o projeto estar “suspenso” pelo governo espanhol, os manifestantes alertam que pode ser reativado a qualquer momento e exigiram que seja interrompido permanentemente e a que haja reconsideração do modelo econômico.
Além disso, denunciaram os riscos ambientais e climáticos envolvidos na execução do projeto. A Aena, operadora do aeroporto, tem planos para aumentar sua capacidade do Prat para 70 milhões de passageiros, num investimento de 1,7 bilhão de euros. O problema é que para alargar a terceira pista, haveria a destruição da lagoa de La Ricarda, local protegido pela União Européia.
A manifestação confluiu na Avenida Tarragona, próximo à Praça Espanha, após a junção dos integrantes das passeatas que saíram dos municípios do entorno do aeroporto. De acordo com a Guarda Urbana, mais de 10 mil pessoas se manifestaram, enquanto os organizadores estimaram em 90 mil o número de participantes. Os lemas dos cartazes, faixas e bradado pelo participantes foi “Pelo clima, saúde e vida” e “Menos aviões, mais vida”.
Ho hem aconseguit, els hem desbordat! Milers i milers de persones al c/Tarragona vingudes de tot el país. La lluita continuarà! Res no ens aturarà!#MenysAvionsMésVida #AmpliacionsNo pic.twitter.com/kbv27zfG4M
— zeroport (@zeroportbcn) September 19, 2021
0