Europa enfrenta altas temperaturas em verão marcado pelas mudanças climáticas

Incêndios e mortes se espalham pela Europa Ocidental provocados pela onda de calor que abate a região

Após o segundo mês de junho mais quente já registrado, a Europa Ocidental está enfrentando uma segunda onda de calor neste verão de 2022. Além dos incêndios, há registros de mortes em função das altas temperaturas e a população está se virando como pode para amenizar seus efeitos. Reino Unido, Portugal, Espanha e França registraram temperaturas recordes esta semana, com pouco alívio à vista.

As condições quentes continuarão a piorar os incêndios florestais que estão queimando no sudoeste da Europa. Existem alertas de calor de nível 3, o mais alto possível, em 14 estados de Portugal e leste da Espanha até o final da semana. Na última segunda-feira, 11 de julho, o serviço de metereologia do Reino Unido emitiu um alerta âmbar de calor extremo “raro” para este domingo, 17 de julho, uma vez que as temperaturas quentes aumentarão neste final de semana em grande parte da Inglaterra e do País de Gales. A temperatura recorde no Reino Unido é de 38,7°C, que pode ser superada neste fim de semana, de acordo com o escritório de meteorologia.

Alguns modelos indicam que as temperaturas máximas excederão 40°C em partes do Reino Unido no próximo fim de semana e além”, prognosticou Rebekah Sherwin, do escritório de meteorologia. Enquanto o país se prepara, as autoridades alertam para os perigos para as comunidades vulneráveis. “Efeitos adversos à saúde provavelmente ocorrerão em toda a população, não se limitando aos mais vulneráveis ​​ao calor extremo, que pode levar a doenças graves ou ameaçar a vida”, alertou o departamento de meteorologia. O Reino Unido também pode ver o fechamento de estradas devido ao degelo das superfícies, bem como atrasos nos trens e nas viagens aéreas em meio ao calor extremo.

Espanha, Portugal, França e Itália – Antes desta previsão para o Reino Unido, Espanha e Portugal já enfrentam há dias ondas de calor “extremo”. Em Lisboa e Santarém as temperaturas de 45°C puderam ser atingidas já na quarta-feira. A onda de calor deve continuar pelo menos até o final da semana na península, informou o serviço nacional de meteorologia da Espanha na última segunda-feira.

Mas não é só a Península Ibérica que sufoca com o calor. A França também continuará quente neste final da semana, atingindo temperaturas em torno de 30°C. Os alertas de calor cobrem partes do leste da França, incluindo Toulouse e Bordeaux. “As temperaturas máximas diárias na Espanha, França e Itália subiram acima de 40°C e o calor extremo exacerbou as condições atuais de seca na bacia do rio Po”, informou o Serviço Europeu de Mudanças Climáticas Copernicus.

Grande parte da Itália também está enfrentando uma onda de calor neste verão. Onze pessoas morreram em 3 de julho depois que uma avalanche de gelo atingiu a geleira Marmolada, nos Alpes italianos. O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, atribuiu o colapso à “deterioração do meio ambiente e da situação climática”. Na semana passada, o governo italiano declarou estado de emergência para cinco regiões do norte da Itália devido à seca extrema”.

INCÊNDIOS FLORESTAISTrinta e cinco incêndios florestais em Portugal deixaram até agora 29 feridos, informou a Proteção Civil portuguesa em conferência de imprensa neste sábado, 16 de julho. A Comissão Europeia mobilizou a sua frota de bombeiros para ajudar Portugal e, segundo a CNN Portugal, mais de 80 municípios em 10 distritos estão em risco máximo de incêndio nos próximos dias.

O incêndio de Ourém, 128,7 quilômetros ao norte de Lisboa, Portugal, destruiu quase 2.000 hectares desde 7 de julho. Atualmente é o maior da região, enquanto centenas de bombeiros trabalham para contê-lo. O governo português declarou “estado de contingência” para reforçar os serviços de emergência face à onda de calor. A maior parte do país está em perigo de incêndio “extremo” a “muito extremo” ao longo da semana, de acordo com o Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais.

O período crítico para os incêndios em Portugal vai de 1 de julho a 30 de setembro. Durante o período de risco extremo de incêndio, são proibidas fogueiras recreativas, queima de detritos, fogos de artifício ou incêndios de qualquer tipo. Alguns espaços florestais também podem ser restritos a pessoas não autorizadas.

Na Espanha, já há registrado 360 mortes por calor. Uma delas foi de um trabalhador de 60 anos do serviço de limpeza pública de Madri, na sexta-feira, 16, que desmaiou na rua por volta da 17h. No momento em que foi socorrido pelos serviços de emergência, o homem apresentava uma temperatura corporal de mais de 41 graus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.