Íris de Javier Bardem vai a leilão em campanha mundial de combate à cegueira

Fundação Olhos do Mundo está leiloando fotos de íris de famosos em formato digital NFT para subsidiar programa em regiões pobres do planeta

A Fundação Olhos do Mundo iniciou uma campanha para arrecadar fundos para combater a cegueira evitável que consiste em ao leiloar imagens da íris de pessoas famosas. A primeira imagem será da íris do ator espanhol Javier Bardem. A imagem digital em NFT – formato que atesta a originalidade da imagem – da sua íris será leiloada por um preço inicial de 9.000 euros, que inclui também uma versão em papel dedicada por Bardem. Só com esse dinheiro inicial, 1.028 operações de catarata poderiam ser feitas, segundo os organizadores.

Bardem verificando foto da sua íris que será leiloada em campanha contra cegueira evitável

Os interessados podem participar do leilão pelo site da Fundação, a partir de 29 de setembro até 6 de outubro. O dinheiro arrecadado ajudará a promover novos projetos entre refugiados saharauis na Argélia ou em países como Moçambique, Bolívia ou Mali, bem como formar mais profissionais de saúde ou criar novas unidades oftalmológicas.

foto da íris de Bardem que será leiloada em campanha mundial

O objetivo do projeto Íris do mundo é conscientizar sobre as deficiências no atendimento oftalmológico em territórios vulneráveis ​​e defender o direito universal à “visão. Assim explica Anna Barba, diretora da Fundação: “O direito à visão não deve ser condicionado pela disponibilidade de recursos econômicos de uma pessoa ou de um país. Não é uma questão de saúde. (…) Ajuda a garantir outros direitos como o trabalho decente e a redução das desigualdades .” Nos últimos 20 anos, 37.000 operações foram realizadas e mais de 13.000 profissionais de saúde locais foram treinados, segundo dados da Fundação. Há 1,1 bilhão de pessoas no mundo que têm perda de visão, 90% são pessoas vulneráveis ​​com deficiências que poderiam ser prevenidas ou curadas com uma operação. A Fundação prevê que até 2050 a situação possa piorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.