As melhores fotos da natureza no Wildlife Photographer of the Year 22

Gosta de imagens da natureza? Então venha com o Blog Mundo Afora dar uma olhadinha nas fotografias selecionadas este ano pelo Museu de História Natural de Londres na 58ª edição do Wildlife Photographer of the Year para os prêmios ‘Grand Title Award‘ e ‘Young Grand Title Award’.

Os vencedores serão anunciados no próximo dia 11 de outubro durante uma cerimônia de premiação exclusiva pelo apresentador de TV e fotógrafo Chris Packham. Já o anúncio do melhor fotográfo de natureza será no dia 14 de outubro, em Londres, quando terá início a exposição incluirá 100 fotografias que ilustram a beleza do planeta. Trata-se da competição e posterior exposição de imagens que apostam numa relação única entre fotografia, ciência e arte.

Este ano, participaram fotógrafos de 93 países, com participantes de todas as idades e níveis de experiência. Cada imagem foi julgada anonimamente pela criatividade, originalidade e excelência técnica por um painel internacional de especialistas em fotografia.

Abaixo algumas das imagens candidatas:

Urso polar na janela, em Kolyuchin, uma pequena ilha no Alto Ártico russo

Quando o navio de Dmitri se aproximou de Kolyuchin, uma pequena ilha no Alto Ártico russo que havia sido abandonada por humanos desde 1992, ele ficou surpreso ao ver movimento em uma das casas. Eles viram mais de 20 ursos polares explorando a cidade fantasma, e Dmitri usou um drone de baixo ruído para documentar a experiência completamente surreal. Ursos polares investigam estruturas abandonadas em busca de comida. Com as mudanças climáticas diminuindo o gelo marinho, a caça está se tornando cada vez mais difícil, aproximando esses animais dos assentamentos humanos.

Cervo sob a nevada no nd Park, em Londres

Estava começando a nevar quando Joshua e seu pai chegaram a Richmond Park, em Londres. Eles seguiram o cervo mantendo uma distância segura quando de repente a neve se intensificou e um dos cervos parou. “Parecia que ele estava tomando banho de neve”, diz o fotógrafo. Richmond Park, o segundo maior parque urbano da Europa, abriga manadas de veados, que vagam livremente desde 1637.

Samuel estava mergulhando quando se deparou com este polvo e baixou a intensidade de sua lâmpada para não perturbá-lo. O polvo fechou a tampa da concha quando Samuel se aproximou, mas depois a abriu lentamente, revelando as cores e as pernas. Este pequeno polvo caça principalmente camarões, caranguejos, amêijoas e pequenos peixes. Para proteger seu corpo mole ao se alimentar de areia ou lama, esconde-se em vários objetos, às vezes até em cascas de coco. Como curiosidade, este polvo é capaz de adotar uma postura que lhe permite andar.

PREMIO– O que começou em 1965 como um concurso de revistas com apenas 361 inscrições, tornou-se um dos prêmios de fotografia mais prestigiados do mundo, com mais de 45.000 inscrições por ano e uma exposição visitada por milhões de pessoas em todo o mundo. A competição foi publicada pela primeira vez na revista Animals, que mais tarde se tornou a BBC Wildlife Magazine. A publicação esperava impulsionar a fotografia da vida selvagem, que estava apenas começando. A competição tornou-se popular e em 1984 o Museu de História Natural se envolveu. Hoje, o Museu continua a dar voz ao concurso, e o concurso contribui para a missão do museu de inspirar o amor pelo mundo natural e criar defensores do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.