Diada 2016 afirma que Catalunha está pronta para independência
As entidades soberanistas pretendem mostrar ao mundo que a Catalunha já está pronta para desconectar-se da Espanha. Para isso preparam mais uma manifestação multitudinária para o dia 11 de setembro, quando se comemora a resistência ao Cerco de Barcelona, que culminou com a tomada da região pelo reino espanhol em 1714. Os detalhes da mobilização deste ano foram anunciados hoje (26), em entrevista coletiva em Barcelona.
Na quinta edição, o ato organizado pela Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmnium Cultural estampa o lema “A punt” (A ponto). Indicando que a região já está na reta de chegada do caminho iniciado há cinco anos rumo à independência. A mobilização será realizada simultaneamente em cinco cidades: Barcelona, Lleida, Tarragona, Berga e Salt.
A ideia é fazer uma marcha na qual os manifestantes sigam itinerários em meios de transportes diversos, como bicicleta, cavalo, carro, moto, trem, entre outros, simbolizando toda Catalunha em movimento. Segundo o presidente da ANC, Jordi Sanchez, a ideia é transmitir “a força e a credibilidade do projeto da República da Catalunha, um povo a ponto de ser independente”.
Um recado direcionado também aos políticos e instituições catalãs, informando que não se pode esperar mais. Sanchez destacou que a manifestação acontecerá com a Catalunha vivendo um momento único na política, no qual os partidos soberanistas possuem maioria no Parlamento.
Durante o evento, também foi lançada a página web oficial da manifestação, através da qual se pode inscrever para participar da Diada 2016. O endereço é https://apunt.assemblea.cat. O presidente da Òmnium Cultural, Jordi Cuixart, disse estar convencido de que a população está a ponto para a desconexão.
Os detalhes da Diada 2016 foram expostos por Oriol Codina, coordenador da comissão de mobilização da ANC. Ele informou que cada cidade terá uma representatividade dentro da manifestação. “Salt será a república da solidariedade e diversidade; Berga, da cultura; Tarragona, da rede e do progresso; Lleida, do equilíbrio territorial, e Barcelona, das liberdades”, explicou.
Codina detalhou que antes da marcha serão realizadas atividades diversas em cada uma das cidades. O momento culminante da manifestação será às 17h14, igual às diadas anteriores. “Neste momento mostraremos ao mundo que toda a população está ativada e mobilizada pelo mesmo objetivo”, complementou. No total, a Catalunha será dividida em 44 trajetos repartidos em cinco pontos de mobilização.
A manifestação em Barcelona, que será no Passeio de Sant Joan e Passeio Lluís Companys, culminará com a Festa pela Liberdade, que contará com apresentações musicais dos grupos Oques Grasses, Itaca Band e Roba Estesa.