Exposição “Pere Casaldàliga: de profissão, a esperança” aporta em São Paulo após temporada em Barcelona

exposiciocasaldaliga
As imagens são acompanhadas de extratos de poemas, cartas e crônicas do religioso catalão que se tornou ícone da luta em prol dos direitos indígenas em São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde está radicado desde 1968

O Centro Cultural São Paulo vai inaugurar no próximo dia 25 de janeiro a exposição “Pere Casaldàliga: de profissão, a esperança”, do fotógrafo Joan Guerrero. A capital paulista será a primeira cidade brasileira a abrigar o acervo, que estava em mostra na Casa América Catalunha, em Barcelona. As imagens, acompanhadas de extratos de poemas, cartas e crônicas do religioso catalão que se tornou ícone da luta em prol dos direitos indígenas em São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde está radicado desde 1968, estarão à disposição do público até 30 de abril.
Joan Guerrero, considerado um dos melhores representantes da fotografia social na Espanha, documenta aspectos da vida e da obra do bispo no Brasil, abrindo a perspectiva de um universo vinculado às causas dos mais pobres e à paisagem de água e areia que desenha o rio Araguaia. “Ante a desigualdade, o bispo emérito Casaldàliga sempre antepôs a esperança, fio condutor da mostra”, explica o fotógrafo.
Dom Pedro, como é mais conhecido em terras brasileiras, tem revelado seu lado de poeta e escritor numa acurada compilação de sua extensa obra. O que foi possível com a colaboração dos Missionários Claretianos da Catalunha e da Associação Araguaia. A exposição também inclui alguns originais das cartas que Pere Casaldàliga seguiu enviando ao longo destes 47 anos aos amigos e familiares da Catalunha.

casaldaliga-apaisada-web

Quem visitar a exposição, poderá escutar Araguaia, sinfonia de Carles Cases inspirada na convivência do músico com Casaldàliga em São Félix. Também terá acesso à entrevista que o religioso concedeu ao jornalista Paco Escribano, que originou o livro Descalço sobre a Terra Vermelha.
No dia 26 de janeiro, às 19h30, em paralelo à exposição, haverá projeção do filme homónimo ao livro, que relata a chegada e os primeiros anos de luta de Pere Casaldàliga nas florestas de Mato Grosso. A sessão será seguida de bate-papo com o diretor Oriol Ferrer.
A mostra é organizada pela Casa América Catalunha e a Associação Cultural Catalonia e conta com apoio do Governo da Catalunha e do Diplocat, organismo de diplomacia pública que na inauguração estará representado pelo seu secretário geral, Albert Royo, a quem caberá o discurso de abertura.

O que: Exposição “Pere Casaldàliga, de profissão, a esperança”
Onde: Espaço Flávio Império (Foyer), Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo
Quando: 25/01 a 30/04/2017, de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (entrada livre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.