Ainda o escândalo das desigualdades

Desigualdade

Por Cesar Vanucci *

Os espanhóis têm um ditado intrigante: Entre Deus e o dinheiro,
o segundo é o primeiro! Muita gente leva isso muito a sério.
(Antônio Luiz da Costa, educador)

Restou ainda um bocado de coisas estarrecedoras sobre o relatório que a organização não governamental Oxfam apresentou no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, a propósito da escandalosa concentração de renda existente neste convulsionado orbe terráqueo reservado para moradia da raça humana.

As afrontosas desigualdades sociais só têm feito crescer. Ano passado, os super-ricos, que acumulavam haveres correspondentes à renda de 3 bilhões 600 milhões de viventes, ou seja, a metade mais pobre da população mundial, eram em número de 62. Já agora, a assustadora comparação compreende, do lado afortunado, apenas 8 indivíduos. Vários deles, detentores isoladamente de bufunfas superiores aos PIBs (Produtos Internos Brutos) de uma porção de países, veja só se pode!…

As impactantes revelações conferem destaque aos múltiplos esquemas operacionais costumeiramente levados a cabo pelas grandes corporações no sentido da expansão contínua dos lucros, em detrimento obviamente da elevação dos alarmantes índices da desigualdade.

Redes de “paraísos fiscais” – tão magistralmente simbolizados na “neutra” Suíça, com sua alardeada, glamorosa e farisaica engrenagem bancária – são utilizados em escala descomunal para a mais deslavada sonegação de impostos. O conglomerado corporativo impõe ainda arrochos salariais nas regiões em que atua. Avilta constantemente os valores pagos às empresas prestadoras de serviços. E, conforme também denunciado pelos analistas da Oxfam, fazem uso de sua forte influência junto às autoridades governamentais em diversos países, visando o aumento sempre crescente dos ganhos, às vezes antagonizando preceitos éticos.
Dessas perversas manobras emerge a aterrorizante diferença de renda detectada entre grupos sociais, com todos aqueles desdobramentos nefastos sabidos á causa do bem estar comunitário, segundo assevera ainda a mencionada ong.

* O jornalista Cesar Vanucci (cantonius1@yahoo.com.br) é colaborador do blog Mundo Afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.