Sheakspeare no primeiro e único retrato feito em vida
Com informações da agência Reuters América Latina
Você sabe qual era a fisionomia de William Shakespeare? Uma revista britânica publicou na última quarta-feira (20) o que seria o primeiro e único retrato comprovadamente autêntico feito durante a vida daquele que é considerado o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.
Segundo matéria da Agência Reuters América Latina, que pode ser consultada aqui, em espanhol, a imagem de um jovem com barba, com um laurel em estilo romano na cabeça e portando uma folha de milho, foi identificada pelo botânico e historiador Mark Griffiths. A foto está na revista Country Life.
Até agora o único retrato aceito como autêntico de Shakespeare mostra ele careca, foi encontrado no “First Folio” de suas obras e no monumento em sua homenagem na igreja da Sagrada Trinidad en Stratford-upon-Avon, ambos feitos depois da sua morte.
Griffiths disse que descobriu o retrato quando começou a investigar a biografia do botânico John Gerard (1545-1612), autor de “The Herball or Generall Historie of Plantes”, publicado em 1598. O livro fazia alusão às pessoas envolvidas na sua produção e trazia na capa imagens que retratavam quatro pessoas reais.
Segundo Griffiths, a figura referente ao dramaturgo seria de Shakespeare aos 33 anos, quando estaria no apogeu da fama, após escrever “Sonho de uma noite de verão” e pouco antes de “Hamlet”.
As reivindicações anteriores de descobrimentos de retratos de Shakespeare em vida foram desmentidas. Com referência a essa, o editor da revista Country Life, Mark Hedfes, diz não ter dúvida. “Temos um novo retrato de Shakespeare, o primeiro em que se identifica o artista e o primeri feito em sua vida”, declarou.
Nos links abaixo, notícias sobre a descoberta publicadas no portal de notícias G1 e no Jornal Nacional.