Quem é o jihadista que ameaça a Espanha de novos atentados em vídeo do Estado Islâmico?

Muhammad Yasin Ahram Pérez, espanhol de 22 anos, é o protagonista do vídeo no qual o Estado Islâmico ameaça Espanha de novos atentados, uma semana após os ataques a Barcelona e Cambrils

O jovem espanhol Muhammad Yasin Ahram Pérez, 22, é o protagonista do vídeo divulgado ontem no qual o Estado Islâmico (EI) ameaça Espanha de novos atentados, uma semana após os ataques a Barcelona e Cambrils. Foi a primeira vez que o grupo terrorista divulgou uma mensagem em castelhano.
O jihadista é filho da também espanhola Tomasa Pérez, que em 2014 foi notícia por ter levado seus seis filhos, quatro deles menores, a Síria para viver no “califado”. O pai do rapaz, o marroquino Abdelah Ahram, está preso em Tânger, Marrocos, por ligações ao jihadismo radical.


No vídeo, Muhammad e outro homem exaltam os atentados de Barcelona e Cambrils, que resultou em 15 mortos em mais de 100 feridos. O jovem afirma que o EI se vingará da matança de muçulmanos por parte da inquisição e diz que “com o permiso de Alá, Al Andalus (numa referência ao território que já foi ocupado na Espanha e Portugal pelos miouros) voltará a ser o que foi, terra do califado”.
Na sequência incentiva outros jovens a atacar “os infiéis”. “Se não podes fazer a Hégira ao Estado Islâmico, a jihad não tem fronteiras. Faz a jihad onde estiveres”, estimula. “Aos espanhóis cristãos, não se esqueçam do sangue dos muçulmanos derramado pela inquisição espanhola. Vamos nos vingar da vossa matança e da que estão a fazer agora com o Estado Islâmico”, continua.

Foto do perfil no Facebook de Muhammad, identificado no vídeo como Abu Lais Al Qurdubi

Só Muhammad mostra a cara descoberta e demonstra boa fluência no espanhol. Na legenda, é identificado como Abu Lais Al Qurdubi, que significa “o cordobes” em árabe. O joven nasceu em Córdoba, no sul da Espanha.
O jovem espanhol que fez 22 anos no último dia 18 de agosto foi levado à Síria pela mãe Tomasa em 2014 junto com os irmãos Musa (que à época junto com ele eran os únicos maiores de idade), Islam, Ousama, Qoudama y Yunes, a única mulher. O pai Abdelah Ahram foi condenado a dez anos de prisão por vínculos com o radicalismo islâmico.
Desde a partida, pouco se sabia sobre o destino de Tomasa e de seus filhos. Suspeita-se que Muhammad vive na província de Deir Ez-zor, no noroeste da Síria, controlada pelo Estado Islâmico. O fato de aparecer com a alcunha de “Abu Lais” pode significar que já tenha um filho que se chame Lais. Pela tradição muçulmana os homens passam a se chamar Abu, que significa pai em árabe, seguido do nome do seu primeiro filho varão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.