Polícia mata autor do atentado em Barcelona
Polícia da Catalunha anuncia no Twitter que abateu Younes Abouyaaqoub, autor do atentado nas Ramblas. Terrorista foi localizado em Subirats, a 50 km de Barcelona
Agentes ds Mossos d’Esquadra, a polícia da Catalunha, mataram Younes Abouyaaqoub, buscado como autor do atropelamento massivo nas Ramblas de Barcelona. A ação ocorreu no km 16,5 da estrada C-243b, em frente a um posto de gasolina, em Sant Sadurní d’Anoia, no município de Subirats, a 50 quilômetros da capital catalã.
Sua localização foi possível graças a colaboração cidadã. Uma moradora da área viu na primeira hora da tarde um homem parecido com Younes aproximando-se das casas. Quando a mulher perguntou o que ele quería ali, o ele saiu correndo em direção a uns vinhedos.
Foi então que a mulher resolveu chamar a polícia. Uma patrulha dos Mossos d’Esquadra se acercou rapidamente e logo localizou o homem, que lhes mostrou o que pareceia um cinturão de explosivos.
A primeira informação é que o Younes havia sido ferido e detido pelos policiais, mas depois soube-se que havia sido morto, o que foi confirmado na conta do Twitter dos Mossos d’Esquadra. Testemunhas afirmam que o homem gritava Alá akbar (Deus é grande) e estaria com um cinturão de explosivos no corpo.
A equipe especializada em desarmamentos de bomba utilizou um robô para verificar se o cinturão que o homem levava no corpo realmente é de explosivos, descartando esta possibilidade.
Estes foram os tuites divulgados na conta oficial pelos Mossos D’Esquadra. No último, afirma que o homem morto é mesmo o terrorista responsável pela tragédia em Barcelona:
Confirmamos que la persona abatida en el incidente de #Subirats es Younes Abouyaaqoub, autor del atentado terrorista en #Barcelona
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
17:23 TEDAX està utilitzant el robot per apropar-se i fer comprovacions / TEDAX està utilizando el robot para acercarse #Subirats
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
17:05 La persona sospechosa de #Subirats lleva adherido al cuerpo el que parece un cinturón de explosivos. El individuo ha sido abatido
— Mossos (@mossos) 21 de agosto de 2017
Outra informação que aponta como certa que Younes é o homem abatido pela polícia catalã veio por parte da jornalista do New York Times, Rukmini Callimachi, especializada no tema Estado Islâmico. Segundo ela divulga na sua conta no Twitter, os canais jihadistas já dão Younes como morto:
2. Jihadi channels on Telegram are almost as fast as western media. They already commenting on the alleged apprehension of their “lion” pic.twitter.com/xpmaycn00b
— Rukmini Callimachi (@rcallimachi) 21 de agosto de 2017
A estrada C-243b teve o trânsito cortado na direção de Gelida e três helicópteros sobrevoam a zona. Segundo algumas testemunhas, os agentes policiais recomendarm aos lojistas de Sant Sadurní que fechassem os estabelecimentos. O local onde Younes foi abatido é uma zona afastada do núcleo residencial, muito próximo da via de trem e está cercada de vinhedos.
No início da tarde de hoje, a polícia catalã havia informado em entrevista coletiva que Younes realmente se tratava do condutor da van utilizada no atropelamento massivo das Ramblas. Marroquino de 22 anos, Younes teria fugido a pé do local do crime (leia aqui).