Saudações fascistas em Barcelona durante ato contra a independência da Catalunha

No ato convocado pela Sociedade Civil Catalã em Barcelona em prol da unidade da Espanha chamou a atenção as saudações fascistas em meio à multidão. Houve registros de agressões e atos de vandalismo 

Manifestantes empunham braço em frente da Delegacia da Polícia Nacional, responsável pelas agessões a quase 900 pessoas na Catalunha no último domingo

Ato convocado pela Sociedade Civil Catalã (SCC), entidade que combate o independentismo, reuniu milhares de pessoas em Barcelona neste domingo. Apesar de marcharem sob o lema “Basta! Recuperemos o senso!, muitos dos manifestantes se envolveram em agressões, confrontos e atos de vandalismo. Grande parte dos participantes não vive na Catalunha e chegaram a Barcelona de outras partes da Espanha em ônibus fretados, de trem e de avião.
A manifestação contou com o apoio de grupos e entidades xenófobas e de ultra direita como Falange, VOX, Plataforma pela Catalunha e Somatemps, e do Partido Popular e do Cidadãos. A polícia calculou em 350 mil o número de participantes, enquanto os organizadores afirmaram terem reunido quase um milhão de pessoas. Chamou a atenção, especialmente da imprensa estrangeira, as saudações fascistas repetidas por muitos dos manifestantes. Muitas delas feitas em frente à Delegacia da Polícia Nacional, que no último domingo investiu com violência contra catalães que articiparam do referendo deixando quase 900 pessoas feridas.

Momentos da manifestação em Barcelona em prol da unidade da Espanha: saudações fascistas, bandeiras espanholas e pedido de prisão para o presidente Puigdemont

Gritos de guerra entoados durante do trajeto da Praça Urquinaona até a Estação de França, pediam a prisão do presidente da Catalunha. “Puigdemon à prisão”, gritavam. Integrantes dos Mossos d’Esquadra que trabalhavam no policiamento foram chamados de “traidores” e de “lixo”, enquanto agentes da Polícia Nacional eram saudados com abraços e com gritos de “esta é a nossa polícia”.
Jornalistas da TV3, canal público de televisão catalã, tiveram dificuldade para fazer a cobertura diante de gritos e insultos. Cinco trabalhadores do canal Telecinco foram agredidos, assim como um fotógrafo que teve a cabeça ferida.
Manifestantes quebraram a porta do Parque Ciutadella que dá acesso ao Parlamento da Catalunha, onde a área estava isolada. Os policiais que trabalhavam ali foram alvos de insultos. Foi registrado um pequeno incêndio na frente da loja da Apple, na Praça Catalunha, onde os bombeiros também foram hostilizados.
Em muitos pontos do centro, policiais dos Mossos d’Esquadra foram cercados e xingados, sendo necessário o chamado de reforço por conta da agressividade dos manifestantes. Um grupo de policiais que trabalhava próximo das Ramblas teve que se refugiar em um estabelecimento comercial. Houve momentos de tensão em frente à Comissaria dos Mossos na Praça Espanha e também na frente do Palácio da Generalitat, sede do governo catalão, com ofensas aos guardas dos prédios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.