Maré humana colore Barcelona de amarelo pela liberdade dos presos políticos

Multidão estimada em 750 mil pessoas enche ruas de Barcelona num clamor pela liberdade dos presos políticos, volta dos exilados e solução dialogada para o conflito entre Catalunha e Espanha 

Os independentistas catalães demonstraram hoje que não estão dispostos a baixarem a cabeça diante do estado espanhol, mesmo sob intervenção e a forte repressão judicial que já dura seis meses após a frustrada proclemação da república em outubro passado. Mais de 750 mil pessoas lotaram as ruas de Barcelona para pedir liberdade dos presos políticos, a volta dos exilados e uma solução dialogada para o conflito.

O protesto sob o lema “Os queremos em casa”, convocada pelo movimento Espaço Democracia e Convivência, teve início por volta do meio-dia na Praça Espanha e percorreu os mais de dois quilômetros da avenida Paralelo, sendo encerrado pouco depois das 14h. Em meio à maré humana grupos populares realizaram apresentações, como os tradicionais castellers (castelos). 

Grupo de castellers fazendo apresentação em meio à manifestação em Barcelona

Batucadas animaram os manifestantes que levavam diversos cartazes, faixas e bandeiras. Entre as mensagens, muitas diziam “República agora”, “Liberdade presos políticos“ e “Puigdemont nosso presidente “. O amarelo, cor símbolo da campanha, dominou nas vestimentas e adereços.

Fotos dos nove políticos e ativistas presos em Madri encabeçavam uma das alas da manifestação em Barcelona

Na primeira fila da manifestação estavam parentes dos presos políticos e exilados, entre eles dos ativistas Jordi Sàchez e Jordi Cuixart, que amanhã completam seis meses de prisão provisória. Os dois são acusados de rebelião e sedição pela organização de manifestações pró-independência. A esposa de Jordi Cuixart, Meritxell Bonet, e o filho de Jordi Sànchez, Oriol Sànchez, leram mensagens enviadas da prisão. Os dois reiteraram o caráter pacífico do movimento soberanista e a disposição de lutar por liberdade.

Oriol Sànchez e Meritexell Bonet (à direita) leram mensagens enviadas por Jordi Sànchez e Jordi Cuixart

Foram feitas homenagens aos demais presos, entre eles membros do governo cessado como o ex-vice-presidente Oriol Junqueras, e a ex-presidente do Parlamento da Catalunha, Carme Forcadell. A manifestação clamou ainda pela volta dos exilados que estão na Bélgica, Reino Unido e Suíça.

Os manifestantes também pediram a volta do presidente cessado, Carles Puigdemont, que está na Alemanha à espera de decisão da justiça sobre a ordem de prisão internacional emitida pela corte espanhola. O líder catalão foi solto no último dia 6 de abril sob fiança, tendo descartada pela corte da Alemanha o crime de rebelião, mas ainda corre o risco de ser extraditado pelo crime de malversação de fundos públicos.


Na sua conta do Twitter, Puigdemont divulgou fotos da manifestação e escreveu em alemão e inglês: “Mais uma vez, uma grande demonstração cívica e democrática. #Catalunha está pedindo #freedom. Somos cidadãos europeus que só queremos viver em paz, livres e sem medo #UsVolemACasa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.