Catalunha dá aval à independência

capa jc

A coalizão independentista Juntos Pelo Sim saiu vitoriosa das eleições parlamentares da Catalunha, realizada neste domingo (27), conquistando 62 das 135 cadeiras do Parlamento. Somadas as dez obtidas pela CUP, as forças soberanistas alcançaram a maioria absoluta das cadeiras (53%), o que representa 48% dos votos. Entre as demais formações, o eleitorado votou por opções contra a independência (39%) e outras que se posicionaram a favor de um referendo legal acordado com a Espanha (11,5%). O pleito registrou o recorde de participação das últimas décadas, com 77,5% dos eleitores, quase 4 milhões de votantes.

O resultado do plebiscito foi entendido como um aval da população para seguir a folha de rota traçada pela coalizão para que a comunidade autônoma se declare independente em até 18 meses. Nesse período, se prevê a abertura de um processo constituinte que deverá ser concluído com um referendo para validar a nova república catalã.

A apuração foi acompanhada com grande expectativa em toda Catalunha por independentistas que saíram as ruas para defender suas bandeiras. No passeio do Born, em Barcelona, onde foi realizada a entrevista coletiva de Juntos Pelo Sim, catalães de todas as idades lotaram todos os espaços, devidamente paramentados com suas esteladas (bandeiras independentistas).

Com 70% dos votos apurados, quando não mais havia possibilidade de reversão dos resultados, os principais candidatos da chapa ganhadora ocuparam o palco montado no local. O primeiro a falar foi Oriol Junqueras, da Esquerda Republicana, um dos cabeças de chapa. “Temos a maioria. Estamos legitimados para tocar para frente o projeto da independência”, bradou.

O atual presidente da Catalunha, Artur Mas, do partido Convergência Democrática da Catalunha, candidato pela mesma coalizão, ressaltou que foi uma dupla vitória. “Venceu o Sim e a democracia. Agora pedimos que o resultado seja respeitado e aceitem o caráter plebiscitario da eleição”, em referência ao governo espanhol que as considera um simples pleito autonômico. E completou: “Temos muito trabalho a partir de amanhã. Saberemos respeitar a Espanha e a Europa”.

O candidato número 1 da chapa, Raul Romeva, foi o último a falar. “Trabalharemos juntos, com coesão, e vamos cumprir esse mandato. A população mostrou que podemos agir massivamente, pacificamente e traçar nosso futuro e nossa história”.

O grupo foi ovacionado com gritos de independência e com Els segadors, o hino nacional da Catalunha.

*Confira no link abaixo do PDF da matéria, publicada na edição impressa do Jornal do Commercio, do Recife, do dia 28/09/15

jc independencia 28.09.15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.