Crianças catalãs mantêm tradição e exercitam solidariedade na campanha “Sant Jordi em casa”

Proposta é manter a tradição de presentear com livros e flores no dia 23 de abril e ao mesmo tempo ajudar na campanha para busca da cura do coronavírus

Para que as crianças não interrompam a tradição de celebrar a Diada de Sant Jordi (Dia de São Jorge) em 23 de abril e também exercitem a solidariedade, uma campanha está fazendo uma proposta bem interessante às famílias catalãs. Trata-se da proposta “Neste Sant Jordi mataremos o pior dragão”, uma iniciativa de Pat Vila, coordenadora e fundadora de Foreign Friends of Catalonia.

“Propomos que seja feita em casa uma barraca de Sant Jordi em um local especial e com livros da bilioteca infantil da família”, explica Pat Vila. O objetivo é que casa barraca caseira esteja decorada e pintada pelas próprias crianças, com guirlandas, senyeres (a bandeira catalã) e rosas de papel. Mas não apenas isso, a ideia é que os livros expostos sejam “vendidos” aos adultos das famílias e com o total arrecadado se faça uma doação à campanha “Eu me coroo” que está arrecadando recursos para a pesquisa contra o coronavírus.

“É uma iniciativa que tem um alto valor simbólico e educativo”, acrescenta Vila, que já recebeu fotos de algumas famílias que aceitaram a proposta e já colocaram montaram suas barracas com livros infantis. As imagens podem ser vistas através do Twitter e Instagram no perfil #SantJordiaCasa. Nestas contas também estão sendo publicadas fotos de escritores nos locais onde costumam escrever seus livros, com o título “O local onde começam os sonhos”, o qual já se podem ver muitos escritórios dos autores que aceitaram o convite.

Pat Vila faz uma ressalva com relação às barracas de livros em casa. “Não temos a intenção de substituir em nenhum caso os livros que as famílias pretendem comprar em 23 de julho”. Na data, espera-se já poder sair às ruas, como em 23 de abril, para visitar as milhares de barracas de livros e de flores que são montadas nas ruas das cidades catalãs para celebrar uma das datas mais especiais do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.