Vitória de Biden e Kamala confirmada pelo Colégio Eleitoral dos EUA

Joe Biden e Kamala Harris têm vitória chancelada pelos membros do Colégio Eleitoral nos EUA, deixando para trás dúvidas de fraudes nas eleições

Os Estados Unidos deram hoje mais um passo para deixar atrás a etapa de Donald Trump na Casa Branca. Como era esperado, o Colegio Eleitoral ratificou a vitória obtida pelo democrata nas eleições de 3 de novembro.

Biden e Kamala Harris obtiveram 306 votos, muito além dos 270 necessários. Essa votação acontece porque o sistema eleitoral norte-americano é indireto. Assim os 538 membros do Colégio Eleitoral se reunem e dão seus votos em seus respectivos estados.

Desde o momento em que os 50 estados do país certificaram os resultados, com a vitória de Biden sobre Trump pelo voto popular de  51,4% (81 milhões de sufrágios) contra 46,9% de Trump (74 milhões), o republicano tentava reverter a derrota na justiça. Nesta esfera, não teve nenhuma das ações respaldadas.

A próxima etapa é a chancela do Congresso Nacional, marcada para o próximo 6 de janeiro. A posse será no dia 20 do mesmo mês.

Até hoje, a votação no Colégio Eleitoral era um ato puramente cerimonial, uma vez se confirma quem ganhou nas urnas. Contudo, a negativa de Trump em reconhecer a derrota fez com que esse processo se tornasse crucial para selar a vitória de Biden sem sombras de dúvidas de que houve algum tipo de fraude.

Desde a noite eleitoral até agora, Trump tentou de tudo. Deslegitimar o voto, recorrer ao mesmo tempo contra o resultado em vários tribunais e tentar anular votos.  Tudo sem êxito.

O presidente eleito optou por ignorar completamente as declarações provocativas de Trump e está centrado na formação de seu governo. Por conta da recusa de Trump, o processo de transição tampouco está podendo ser como sempre havia sido comum no país. Donald Trump escolheu a ira e o caos para despedir-se da Casa Branca, exatamente o mesmo caminho que fez para chegar ali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.