Calor golpeia a Espanha

Temperaturas no país estão entre 10 e 15 graus mais altas que o normal para época de primavera, a pior onda em 20 anos. Intensidade do episódio de calor coloca comunidades autônomas em alerta

A primavera, normalmente com temperaturas amenas na Espanha, está sendo marcada este ano por episódios de calor intenso, acendendo os alarmes em todo o país. A primeira onda de calor chegou ao pico na terça-feira, 14 de junho, no sul da península, e as previsões demostram que se estenderá até o final de semana, numa das piores ondas de calor desde 1981. Os dados para o príncipio de um mês de junho são de arrepiar. Na última segunda-feira, 13, por exemplo, a localidade cordobesa de Montoro registrou o recorde de temperatura para a época na Espanha de 47,4 graus.

Das 17 comunidades autônomas, 15 estão em estado de alerta pelas altas temperaturas, como Andaluzia, Aragão, Castela e Leão, Castela e La Mancha, Extremadura, Madri e Ctalunha, com aviso laranja – risco importante, o segundo dos três níveis existentes, além de Baleares, Catabria, Galícia, Múrcia, Navarra, País Basco, La Rioja e Comunidade Valenciana, que estão em amarelo, o primeiro nível. Do denominado “forno Ibérico”, segundo o jornal El País, sé escapam Canárias e Asturias.

Na regiões onde os termômetros estão em alta as temperaturas variaram entre 35ª e 43ª, com muitas outras localidades superando os 40 graus. Por isso, as noites têm sido tórridas, com temperaturas que não baixaram dos 25 graus, acima entre 7 e 12 graus do normal para a estação.

Para se refrescar, as pessoas estão recorrendo não apenas a ventiladores e ar-condicionados, mas também às praias, fontes e todo tipo de acessório que poder servir para se refrescar.

As previões sobre a baixa de temperatura são incertas porque se acerca o verão, que começa dia 23 de junho no Hemisfério Norte. No que se pode se converter em um v erdadeiro inferno para as pessoas que estão habituadas a um longo outono e inverno por estas bandas de cá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.