Previsão indica verão de calor extremo na Europa

Espanha é um dos países do continente que deve viver um dos verões mais abrasadores das últimas décadas

As previões metereológicas para o verão na Europa, que se inicia em junho, indicam que as temperaturas em 2023 serão ainda mais extremas que as do ano passado. Em 2022, o continete experimentou o verão mais caloroso já registrado, com múltiplas horas de calor, temperaturas que bateram recordes, secas e incêndios florestais em vários países.

Para os especialistas, a mudança climática teve um impacto significativo nos verões nos últimos anos. Na Espanha, por exemplo, o verão de 2022 foi o mais quente da história desde que se fazem os registros. Os dados mostram que a temperatura média de junho, julho e agosto foi de 24ºC, ou seja, 2,2º C por cima da média e 0,4ºC acima do verão de 2003 que, até a data, foi o mais cálido registrado.

Segundo previsões divulgadas pelo tempo.es, é bastante provável que os países mais afetados sejam Espanha, França, Itália, Grécia, Croácia, Sérvia, Reino Unido, Irlanda, Suíça, Albânia, Eslovênia e Áustria. Na Espanha esperam-se temperaturas muito acima do normal, com um verão abrasador.

IMPACTOS – As altas temperaturas podem ter um impacto negativo na saúde, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes. Além disso, podem aumentar o risco de golpes de calor, desidratação, doenças respiratórias e cardiovasculares, entre outros. Outro problema é o das reservas hídricas, que no caso da Espanha estão registrando níveis muito baixos, com impactos na disponibilidade de água para uso doméstico, agrícola e industrial.

Os verões começaram a se tornar mais quentes na Europa a partir da década de 1980. Os especialistas explicam que cada vez são mais longos e já duram cinco semanas mais, incrementando-se ao ritmo de nove dias por década, no final da primavera e no início do outono.

Neste abril, durante a primavera, por exemplo, a Catalunha viveu no dia 12 calor atípico e incomum para o mês, com valores de verão no litoral de quase 30 ºC entre as regiões de Vallès, Barcelonès até as Terres de l’Ebre. Registro no Observatório Fabra, de 27,5 ºC apontou a temperatura máxima mais alta em abril em 109 anos, superado os 27,2 ºC em 21 de abril de 1945.

A temperatura máxima mais alta daquele dia foi registrada na cidade de Tortosa com 30,5 ºC, seguida de 29,8 ºC em Barcelona (zoológico) e 29,7 ºC em Mont-roig del Camp. Estas são temperaturas normais para um dia de verão na costa da Catalunha. De fato, até há poucos anos nem sempre se registavam 30 ºC na costa durante o verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.