França lança bônus para para prolongar a vida útil de calçados e roupas
Iniciativa é do governo francês, através da Refashion, organização privada sem fins lucrativos que promove a eco-reparação de produtos
Os franceses vão ter acesso a um “bônus de reparação”, mecanismo para obterem um desconto se decidirem restaurar roupas e calçados em vez de jogá-los fora. A iniciativa do governo francês é gerida pela Refashion, uma organização privada sem fins lucrativos que promove a eco-reparação de produtos. A medida é financiada através do Fundo de Reparação, um fundo privado que se alimenta das taxas pagas pelas marcas ao abrigo das leis francesas anti-resíduos e de economia circular.
A medida se ampara no fato de que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, depois do petróleo. Não só gera resíduos com a produção das peças, mas também depois, quando milhares de toneladas de tecidos vão para aterros sanitários.
Desta forma, procura mitigar o impacto ambiental aumentando o volume de tecidos e calçado reparados ao mesmo tempo que, segundo o Ministério da Transição Energética, “faz bem ao bolso” dos cidadãos.
DESCONTO – O bônus varia entre 6 e 25 euros dependendo da reparação efetuada. Por exemplo, no que diz respeito ao calçado, a ajuda ascende a 7 euros para reparar um salto ou é de 18 a 25 euros para reabilitar sapatos de couro.
Este tipo de serviço é realizado por sapatarias como os irmãos Hoo, em Paris. Esses artesãos de calçados dizem que a tendência de usar materiais plásticos ou de borracha fechou cerca de 5 mil lojas de calçados em vinte anos.
Existem agora 3.200 na França e destes, cerca de 600 aceitaram as condições para fazer parte do programa de “bônus de reparação”. Medidas que, como explica Clément Hoo, podem fazer com que aumentem os clientes. “O que os clientes nos dizem é que alguns serviços são muito caros em relação ao preço pelo qual compraram os sapatos. O bônus de reparo facilitará a chegada de novos clientes até nós”, celebra.
Elsa Chasssagnette, responsável pelo fundo de reparação, explica de onde vêm os recursos. “Todas marcas que vendem calçado e roupa em França pagam uma espécie de imposto chamado eco-contribuição que permite financiar o bônus de reparação.” Além da gestão das ajudas, a organização também realiza ações de sensibilização dos consumidores para as reparações ou mesmo formação dada aos reparadores.