Espanha castiga líderes catalães com penas de até 13 anos de prisão

Sentença foi anunciada um pouco antes das 10h pelo Tribunal Supremo, que condenou nove políticos e ativistas catalães presos há dois anos a penas de 9 a 13 anos

Da esquerda para a direita: Oriol Junqueras, Joaquim Forn, Raül Romeva, Jordi Turull, Josep Rull, Jordi Sánchez, Carles Mundó, Carme Forcadell, Meritxel Borràs, Dolors Bassa, Santi Vila, Jordi Cuixart

O Tribunal Supremo espanhol anunciou a setença dos 12 líderes julgados pelo processo de independência da Catalunha. Nove dos que estão presos há quase dois anos foram condenados a penas que variam de 10 a 13 anos, além de inabilitação política. Três foram condenados a pagar multas e a inabilitação. Assim a corte descartou o delito de rebelião, comprovando que não houve violência por parte dos ativistas e políticos catalães, tese sustentada pela acusação.

A pena mais alta foi aplicada ao ex-vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras, condenado a 13 anos de prisão e 13 de inabilitação. A sentença foi anunciada um pouco antes das 10h da manhã (horário local). No final de semana meios de comunicação espanhóis haviam adiantado informações sobre a condenação por sedição e malversação, causando indignação na Catalunha por violar o segredo de justiça e vulnerar o direito dos presos.

Confira abaixo as demais penas:

Jordi Turull, ex-secretário de Governo: 12 anos de prisão  por sedição e malversação.

Raül Romeva, ex-secretário de Relações Exteriores: 12 anos de prisão por sedição e malversação.

Dolors Bassa, ex-secretària de Bem-estar Social e Trablho: 12 anos de prisão por sedição e malversação.

Josep Rull, ex-secretário de Território: 10 ano e meio por sedição.

Joaquim Forn, ex-secretário de Interior: 10 anos e meio por sedição.

Carme Forcadell, ex-presidente do Parlamento: 11 anos e meio por sedição.

Jordi Sànchez, ex-presidente da Assembleia Nacional Catalã: 9 anos por sedição.

Jordi Cuixart, presidente de Òminium Cultural: 9 anos por sedição.

Santi Vila, Carles Mundó i Meritxell Borràs, ex-secretários da Generalitat:  condenados por desobediência a uma multa de 10 meses com uma quota diária de 200 euros e um ano e oito meses de inabilitação.

A sentença, por unanimidade diz “que não há suficiente com a constatação dos episódios de violência para proclamar que os feitos integrem um delito de rebelião (…). A violência há de ser una violência instrumental, funcional, preordenada de forma direta, sem passos intermédios, às finalidadeque animem a ação dos rebeldes”.

Ou seja, que depois de dois anos de acusação, de instrução por rebelião, o que permitiu  a suspensão dos direitos políticos dos presos que tinham mandato eleitoral, tanto no Parlamento da Catalunha quanto no Congresso espanhol, o tribunal presidido pelo juiz Manuel Marchena considerou como sedição os feitos de outubro de 2017. O Ministério Público pedia penas mais elevadas, de até 25 anos de prisão por rebelião, enaquanto a Avocacia do Estado demandava penas por sedição.

Oriol Junqueras gravou um àudio por telefone no qual classificou a condenação como vingança do Estado. Para o ex-vice-presidente catalão as penas são “um castigo contra todos que vivem na Catalunha”. “Isso demonstra a vontade de acabar com os independentistas e também com a democracia”, desbafou, ao dizer que estava indignado. “Não podemos vivem em um país onde se condenada a democracia”.

Da prisão de Lledorners, Jordi Cuixart também gravou por telefone uma mensagem após o anúncio da sentença. O presidente da Omnium Cultural disse que todos os presos estão fortes, serenos e unidos.Nem a prisãso nem a repressão serão a visualização de qualquer derrota, senão um passo a mais no exercício destes direitos pelos quais lutamos. Por uma sociedade mais justa e pelo direito a autodeterminação”, disse no audio divulgado pela associação da sociedade civil em sua página no Twitter.

Através do Twitter Carme Forcadel também se manifestaou: A injustiça se consumou. O livre debate parlamentário não é delito, é um direito exercí-lo e um dever defendê-lo. Não nos cansaremos de dizê-lo aonde faça falta. Hoje a democracia vive um dia escuro, mas nem em momentos assim o derrotismo nos vencerá.”, escreveu.

O presidente do governo da Catalunha, Quim Torra, fez uma declaração conjunta no Palácio da Generalitat junro com todo o corpo de secretários. “O governo e eu rechaçamos estas sentenças, por injustas e antidemocráticas, por formar parte de um julgamento político e de uma causa geral contra o direito à autodeterminação da Catalunha e do independentismo”, disse num dos trechos do pronunciamento, postada na integra nas redes sociais do governo catalão.

Por outro lado, o primeiro-ministro em funções, Pedro Sánchez, fez um pronunciamento oficial dizendo que a partir de agora a Catalunha entra em uma nova etapa, se desentendendo da reação popular à sentença. Num dos trechos do prinunciamento divulgado pela TV e redes sociais, ele diz: ” Catalunha deve dialogar com Catalunha.  Generalitat e Parlamento devem representar a todos os catalães e catalãs. Nesta nova etapa o objetivo há de ser a convivência dentro da Catalunha. O método será o diálogo; A regra só pode ser a lai, a Constituição Espanhola”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.