Brasileiras contra o fascismo homenageiam Marielle. São 2 anos sem resposta ao crime

No sábado, 14 de março de 2020, completaram dois anos do brutal assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Em todo o Brasil, duas perguntas estão a mais de 731 dias sem resposta: Quem mandou matar Marielle e por que? O caso ganhou muita repercussão e comoveu o Brasil: Negra, mulher, LGTBI, militante social. representava uma voz calada na sociedade. Além disso, há suespeita de implicação de milicianos no crime envolvidos com a família do presidente Bolsonaro.

Poca broma? Como se diz na Espanha, para questionar se uma coisa é séria ou não? Claro que não! É um tema muito sério, que acabou unindo as diversas regiões brasileiras em protestos e cobranças sobre a resolução do crime. Fora do Brasil, não é diferente. Diversos coletivos cobram respostas ao crime. Uma delas, as Brasileras contra o Fascismo, publicaram no canal do YouTube um vídeo, explicando o crime, a história de Marielle, a temeridade dos números da violência contra mulheres no Brasil e mostrando que estão firmes na luta contra o fascismo.

A ideia inicial das Brasileiras contra o fascismo era fazer um protesto na Plaça Sant Jaume, em Barcelona, no 14 de março, mas por conta das medidas de saúde pública para contenção do CODIV-19 em toda Espanha, a manifestação foi adiada. Mesmo assim, desde casa, estas brasileiras valentes que vivem na capital da Catalunha produziram o vídeo acima, que vale a pena ser visto.

No Brasil, Marille, claro, também foi lembrada. A irmã da vereadora, Arielle Franco, assim como a viúva, Mônica Benício recordaram o sentido da luta da vereadora em prol dos mais vulneráveis e contaram sua trajetória. Um documentário sobre ela que chamava a atenção na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro foi lançado. Por mais que ainda seja um crime sem resposta, continua a luta para descobrir e punir os culpados e saber as causas do crime. Nestes tempos sombríos, o Brasil democrático preza pela memoria da vereadora. Marielle presente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.