Jornalista que perdeu esposa em atentado escreve ao Estado Islâmico: “Não terão meu ódio”

Bataclan

O jornalista francês Antonine Leiris escreveu no Facebook uma carta aberta dirigida aos terroristas que assassinaram a sua esposa, e mais 88 pessoas, na sala Bataclan, em Paris. Pai de um menino de 17 meses, o viúvo de Hélène Muyal Leiris, de 35 anos, diz ao Estado Islâmico: “Não terão meu ódio”. “Nem tampouco o do meu filho, que lhes enfrentará sendo feliz e livre”. Um manifesto de dor e coragem.
Abaixo a tradução da carta, escrita originariamente em francês (link aqui).

“Não terão meu ódio”
Na noite de sexta-feira roubastes a vida de um ser excepcional, o amor da minha vida , a mãe do meu filho, mas não terás o meu ódio. Não sei quem sois e tampouco quero saber-lo, sois almas mortas. Se esse Deus por quem matais tão cegamente nos há feito sua imagem e semelhança , cada bala no corpo da minha mulher haverá sido uma ferida em seu coração.
Assim que não lhes darei de presente odiá-los. É o que buscais, mas responder ódio com cólera seria ceder à mesma ignorância que faz de vocês o que são. Quereis que tenha medo, que olhe meus concidadãos com olhos desconfiados, que sacrifique minha liberdade pela segurança. Perdestes. Sigo sendo o mesmo de antes.
A vi nesta manhã, finalmente, depois de noites e dias de espera. Estava tão formosa como quando partiu na sexta à noite, tão bela como quando me apaixonei perdidamente por ela há mais de 12 anos. Claro que estou devastado pela dor, lhes concedo essa pequena vitória, contudo não durará muito. Sei que ela me acompanhará cada dia e que voltaremos a nos encontrar nesse paraíso de almas livres ao qual vocês jamais terão acesso.
Nós somos dois, meu filho e eu, mas somos mais fortes que todos os exércitos do mundo. Já não tenho mais tempo para dar-lhes, tenho que voltar com Melvil que já despertou de sua sesta. Tem apenas 17 meses de idade. Vai comer sua merenda como faz todos os dias, depois vamos brincar como sempre e, toda sua vida, este pequeno menino lhes enfrentará sendo feliz e livre. Porque não, vocês não obterão seu ódio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.