Covid-19: Espanha se enche de fronteiras internas e estuda toque de recolher

Avanço da pandemia obriga comunidades a fecharem fronteiras, enquanto governo espanhol estuda decretar toque de recolher em todo país

Com o aumento de casos de Covid-19, a Espanha está vivenciando o fechamento das fronteiras internas. Às comunidades de Madri e Castela e Leão, agora se somam Navarra e Aragão. Navarra iniciará a partir da quinta-feira (22) o confinamento perimetral da região. O governo de Aragão decretou fase 2 de alerta em toda comunidade, com restrições no limite de reuniões e de horários de funcionamento de estabelecimentos.

Enquanto isso, o ministro de Saúde da Espanha, Salvador Illa, passou a cogitar a decretação de toque de recolher em no país. A medida será discutida com os presidentes das 17 comunidades autônomas e depende do estabelecimento de estado de alarme por parte do governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez, com aprovação do Conselho de Ministros.

Em Navarra, o decreto do governo autônomo proíbe a entrada e a saída dos cidadãos e os deslocamentos que não sejam por causas laborais ou de força maior. Estabelece o fechamento de todos os bares e restaurantes, além de afetar as atividades culturais e esportivas, que terão até às 21h como limite para finalizar. O acesso ao transporte fica fixado a 50% da capacidade e no âmbito privado está permitido apenas as relações das pessoas em suas unidades de convivência.

Em Aragão, além do estado de alerta em fase 2, o governo local de aprovou um decreto-lei para ter amparo legal de aplicar medidas mais restritivas. O documento que estabelece três níveis de alerta fixa condições para aplicar confinamentos perimetrais em função da população.  Uma das cidades que pode entrar em confinamento em breve é Zaragoza. “A situação está complicada e se esta semana não conseguimos frear os contágios ou dobrar a curva, na próxima semana valoraremos aplicar outras medidas”, declarou em entrevista coletiva a secretária Sira Repollés.

A Comunidade de Madri já está vivendo confinamento perimetral imposto pelo governo espanhol através de decreto de estado de alarme após resistência da presidente Isabel Díaz Ayuso, que era contra a medida. Castela e Leão também já havia decretado fechamento perimetral de Burgos e voltou a fechar a localidade de Aranda de Duero na semana passada. Um de quatro cidadãos desta Região não pode sair de seu município.

O diretor do Centro de Coordenação de Alerta e Emergências Sanitárias da Espanha, Fernando Simón, reconheceu que a incidência acumulada de Covid-19 no país segue subindo. Com uma média de 312 casos por 100.000 habitantes, explica que é mais que provável que se não se consegue reduzir a transmissão, com a chegada do frio a tendência é aumentar o número de casos. Já há muitas comunidades enfrentando baixas temperaturas neste outono. O inverno começa em dezembro.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, mais da metade das províncias espanholas se encontram em situação de ascenso da pandemia e a população maior de 65 anos é a mais afetada. O que impacta diretamente o registro de internações hospitalares, especialmente nas UTIs, e o número de mortes.  Nos últimos 7 dias faleceram 449 pessoas. No caso dos contágios, Simón informou que a maior proporção está atualmente entre a faixa etária de 15 e 19 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.