Eterno rei do futebol, Pelé deixa legado para o mundo

Imprensa internacional reverencia em suas edições o jogador que encantou admiradores de futebol em todo o planeta, único a ganhar três Copas do Mundo

Pelé internacional
Pelé estampa capas de jornais de todo o mundo após notícia de sua morte

A morte de Pelé, na quinta-feira (29/12/22), gerou uma onda de comoção em todo o mundo. De férias descansando alguns dias no Món Natura Pirineus, no Alt Anéu, na Catalunha, fiquei sabendo da morte do “Rei”, através de uma mensagem de Whatsapp, enviada pela minha cunhada Rosa: “Pelé morreu, o astro brasileiro. Era o rei”. Imediatamente busquei nas redes sociais e nos sites de notícias mais informações sobre o ocorrido e me deparei não apenas com notícias, mas com manifestações de afeto vindas de todas partes do globo.

As notícias davam conta da morte de Edson Arantes do Nascimento, aos 82 anos, em decorrência de um câncer de cólon, em São Paulo, e da comoção entre os admiradores do jogador não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Repassei a notícia a meus filhos e ao meu marido. Todos lamentaram a morte de Pelé e fomos dormir com um sentimento de perda, assim como todos os brasileiros.

Por volta das 6h da manhã fui contactada pela jornalista Marina Torné, da Cadena Ser (103.5), para falar sobre o significado de Pelé para o Brasil, dentro do programa Aquí Catalunya, revista matinal apresentada pelo jornalista Pablo Tallon. O resumo da minha fala foi publicado no Twitter da rádio: “Pelé é um ídolo no Brasil e um exemplo para os demais atletas, deixa um grande legado para o país e mostrou como ninguém a força do esporte”.

Assim como a Cadena Ser, veículos de comunicação fora do Brasil repercutiram a morte de Pelé e dedicaram espaço para explicar sua trajetória, os feitos realizados na sua carreira e o legado deixado para gerações futuras. Um reconhecimento ao jogador de futebol eleito o melhor do século pela Fifa, único ganhador de três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) e recordista com mais de 1.280 gols.

O site principal da BBC, em inglês, logo colocou na manchete e no topo da página notícias sobre a morte. O texto principal, assinado pela BBC Sport, afirma que Pelé é “possivelmente o maior jogador” que já existiu. Também britânico, The Guardian igualmente destacou a notícia da morte e a história de Pelé na manchete e no topo do site, assim como o The Sun, cuja página ficou repleta de textos sobre o brasileiro e exibiu como manchete The king is dead (O rei está morto).

Já o americano The New York Times abriu uma seção, abaixo da manchete, destacando três textos sobre o brasileiro e uma galeria de fotos com registros da vida dele. O texto principal afirma em um trecho: Um herói nacional no seu Brasil de nascença, Pelé era amado ao redor do mundo — pelos muito pobres, entre os quais ele foi criado; pelos muito ricos, em cujos círculos ele transitava; e por qualquer um que o visse jogar.” Segundo a matéria, Pelé “ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos”.

Para The New York Times Pelé foi um herói nacional no e amado ao redor do mundo

O Washington Post, sediado na capital norte-americana, também destacou a morte abaixo de sua manchete principal, publicando textos analíticos, uma galeria de fotos e um vídeo com imagens de arquivo do Rei do Futebol.

O principal jornal da Argentina, o Clarín, destacou a morte na manchete do site, afirmando que Pelé foi “a primeira grande estrela mundial do futebol”: “Morreu Pelé, a primeira grande estrela mundial do futebol”. O subtítulo da matéria principal, um longo texto assinado pelo jornalista Luis Vinker, afirma que Pelé foi “grande entre os grandes”.

Pelé Clarín
Para o argentino El Clarín Pelé foi “a primeira grande estrela mundial do futebol”

“Para alguns, foi o maior de todos (e não só no futebol, mas no conjunto de todos os esportes). Por si só, já seria arriscado citá-lo como ‘o maior jogador de futebol’ — Maradona, Cruyff e Messi, o recente campeão mundial, querem se sentar no mesmo trono —, e a outra comparação é impossível. Nesse ponto, a discussão seria interminável”, diz o texto do Clarín. A matéria afirma que, além da “imensidade” como atleta, Pelé foi o primeiro jogador que “se transformou em uma personalidade total, global”, tornando-se “o personagem, ao menos desportivo, mais famoso do mundo”.

O Jornal de Angola, o principal diário do maior país lusófono da África, destacou no topo de seu site uma sequência de quatro matérias sobre Pelé, três delas destacando as reações de Neymar, Ronaldo Fenômeno e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à notícia do falecimento. Portais de redes importantes, como a CNN e o site em inglês da Al Jazeera, igualmente destacaram a morte do Rei do Futebol na manchete.

No Brasil não foi diferente. Toda a mídia voltada a explicar a trajetória e a vida de Pelé. Na TV Globo, o Jornal Nacional, exibiu diversas reportagens, entre elas a do correpondente Rodrigo Carvalho, que fala como os craques do futebol prestaram homenagem a Pelé.

Não poderia ser diferente. Morre Edson Arantes do Nascimento e se eterniza Pelé. Que siga em paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.