Jornada da ONU contra discriminação racial terá protestos em 16 países

Cidades de todo o mundo, entre elas Barcelona, realizam atos contra o racismo e o fascismo no sábado, 18, em adesão à convocatória da rede World Against Racism & Fascism

No Dia da ONU Contra a Discriminação Racial, no próximo sábado, 18, o World Against Racism & Fascism, rede internacional de movimentos antirracistas, irá às ruas em cidades de todo o mundo para protestar contra todas as formas de racismo e fascismo em um dia global de ação. Barcelona está entre as participantes, com passeata marcada para às 17h30, com saída do Passeig de Gràcia.

No ano passado, mais de 60 cidades participaram do protesto internacional – do Canadá à Coreia do Sul – e este ano os organizadores esperam uma resposta ainda maior. “O racismo institucional sistemático está dando espaço para o direito racista e fascista crescer“, analisam os organizadores da marcha em Barcelona.

PROU RACISME
Em Barcelona, marcha contra racismo é convocada pela UCFR

Os organizadores apontam o recente ataque a instituições estatais em Brasília como um exemplo do que a extrema direita realmente representa. Eles apontam para greves e outras mobilizações em mais e mais países, que reúnem pessoas de todas as origens em lutas conjuntas para defender suas condições de vida e trabalho, e destacam a capacidade de organizar unidade e solidariedade antirracistas aqui.

Na declaração divulgada, ressaltam: “Diante de uma crise massiva e internacional no custo de vida, devemos nos opor ao racismo, à política de ‘dividir para conquistar’ e ao crescimento da direita racista e fascista. É hora de mobilizar a maioria antirracista. Devemos lutar unidos contra o racismo e o fascismo.” Até o momento, movimentos de cerca de 16 países apoiam a convocação, estão com muitas ações planejadas para o sábado e ainda se espera novas adesões.

A Unidade Contra o Fascismo e o Racismo (UCFR), que está à frente da convocatória em Barcelona, destacou que na Espanha “é possível ver os perigos tanto do racismo de Estado quanto da extrema direita”. Como exemplo, relembram o caso no vo verão passado, quando mais de 37 pessoas foram mortas por forças de segurança marroquinas e espanholas na fronteira de Melilla.

“Também estamos vendo casos horríveis de deportações racistas de ativistas da comunidade muçulmana, incluindo um proeminente ativista da UCFR. Tudo isso, por sua vez, alimenta o crescimento da extrema direita, como a VOX, que promove formas ainda mais extremas de racismo, sexismo, transfobia etc. Assim, no dia 18 de março, em Barcelona, ​​celebraremos a ‘Marcha da Solidariedade: Chega de racismo, vamos parar a extrema direita’.” Os organizadores complementam que é importante que no dia 18 haja ampla mobilização internacional.

Também frisaram que estão particularmente interessados ​​em estabelecer vínculos com os movimentos antirracistas do norte da África e da América Latina. “Devemos trabalhar juntos contra as tentativas da VOX de construir um eixo com Bolsonaro e outras forças de extrema-direita naquele continente.”

Confira abaixo:

A convocatória internacional: https://worldagainstracism.org/2023-waraf/18m2023-ca/

Lista dos movimentos que assinaram a convocatória até agorahttps://worldagainstracism.org/#call2023

Mapa dos protestos internacionais

One thought on “Jornada da ONU contra discriminação racial terá protestos em 16 países

  • 24 de abril de 2023 em 15:36
    Permalink

    Taíza Brito, gratidão infinita por sempre publicar no blog de forma imparcial, tratando as informações como elas devem ser tratadas. Parabéns pelo trabalho.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.