Cenas de cinema durante funeral de mafioso em Roma

Funeral mafioso
Carruagem com ornamentos de ouro transportou ataúde de Casamonica pelas ruas de Roma

Cenas dignas de cinema foram registradas nas ruas de Roma na última quinta-feira, 20 de agosto, durante o funeral de Vittorio Roma Casamonica, apontado como um dos mais poderosos chefes mafiosos da Itália. No início do cortejo uma banda tocava a música tema do filme O poderoso chefão, enquanto pétalas de rosas eram jogadas de um helicóptero que acompanhava o trajeto até a igreja Dom Bosco, onde foi realizado o velório.
O caixão foi transportado numa carruagem com ornamentos de ouro, puxada por seis elegantes cavalos, entre gritos, aplausos e lágrimas das pessoas que participavam da despedida. Várias ruas tiveram o tráfego cortado para passagem do corpo.
Na fachada da igreja, um grande cartaz com uma imagem de Casamonica, vestindo uma roupa branca semelhante ao Papa, com um crucifixo, e uma montagem de imagens do Coliseu e São Pedro, tinha a seguinte inscrição: “Rei Vittorio Casamonica Roma.”. Em outros posteres, a frase: “Você conquistou Roma. Agora vai conquistar o Céu”.
Terminada a cerimônia religiosa, o show continuou do lado de fora da igreja, desta vez ao som da melodia do filme 2001, Uma odisseia no espaço, que começou a tocar quando o ataúde foi colocado em cima de um Rolls Royce.
O mafioso, que morreu aos 65 anos, era o senhor do clã acusado de praticar extorsão na periferia de Roma, ligado ao grupo Magliana, um dos mais poderosos da capital italiana. Contudo, o mafioso sempre conseguiu escapar da justiça e nunca foi condenado, apesar de ter que se explicar várias vezes diante dos tribunais.
O funeral do “Rei de Roma” causou controvérsias. O vereador de Roma, Alfonso Sabella, disse que o espetáculo “poderia ter sido evitado, mas não foi porque a existência da máfia ainda é negada”. Ele mesmo diz que Roma não é uma cidade com este tipo de organização criminosa, embora admita que “existem organizações mafiosas que controlam partes do território da cidade”. Por sua vez, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, descreveu o episódio como “intolerável”, uma vez que os funerais são instrumentos usados para “enviar mensagens máfia”.
Embora o cortejo fúnebre tenha sido supervisionado pela polícia, verificou-se que o helicóptero voou sem permissão da Prefeitura de Roma, que promete retirar a licença da aeronave. Os netos de Casamonica alegaram, no entanto, que o helicóptero é o seu meio usual de transporte.
Também gerou polêmico o fato da Igreja de Dom Bosco ter aceitado realizar a cerimônia do velório de Casamonica. Isso porque se recusou, em 2006, a celebrar o funeral de Piergiorgio Welby, um paciente com distrofia muscular progressiva e ativista de eutanásia que morreu assistido pelo seu médico, após ter retirado o respirador em atendimento ao pedido de uma morte digna.
O pároco Giancarlo Manieri argumentou que ele “só atuou como uma padre” e que as comemorações foram realizadas fora da paróquia. Ele também disse que ele não tem poder de impedir qualquer funeral e muito menos levantar debate sobre excomunhão de mafiosos. “A Igreja pode dizer não a um funeral?”, perguntou.

One thought on “Cenas de cinema durante funeral de mafioso em Roma

  • 21 de agosto de 2015 em 22:15
    Permalink

    Isso não é novidade alguma e,na terra,só vale quem tem dinheiro e poder.O resto é apenas para pagar extorsivos impostos.Só.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.