Barcelona recebe 2021 com show pirotécnico para ser visto de casa

Moradores da cidade terão que passar virada do ano em casa, assistindo show pirotécnico das sacadas ou balcões. Outra opção é festejar em suítes de hotéis

Reveillón Barcelona
Festa da virada, que era realizada no Passeio Maria Cristina, foi cancelado

A chegada de 2021 em Barcelona será muito diferente das festas de passagem de ano anteriores. Quem estiver na cidade terá que se contentar em ver o espetáculo de fogos de artíficios dos balcões, terraços e sacadas ou pela televisão. As restrições pela Covid-19 obrigam que a comemoração seja em casa ou, como máximo, em um hotel. A tradicional contagem regressiva, sempre realizada no Passeio Maria Cristina, reunindo milhares de pessoas, foi cancelada.

Em substituição, a prefeitura programou queima de fogos descentralizadas em cada um dos dez distritos da cidade, que será sequenciado por um festival de fogos de artifício na parte alta da montanha de Montjuïc. Esse último terá uma duração de 15 minutos e a expectativa é que possa ser visto de qualquer parte da cidade. Contudo, será sem público. Quem sair à rua, deverá retornar à casa antes da 1h da manhã, quando começa o toque de queda – atualmente em vigor a partir das 22h, mas que neste dia será extendido.

Em cada um dos distritos, foi escolhido um ponto (em espaços abertos), mas não será anunciado com antecedência por motivos de segurança para evitar que haja público. Destes pontos serão lançadas 12 palmeiras de fogos artificiais, cada uma de uma cor diferente, marcando as 12 badaladas antes da chegada de 2021.

Da montanha de Montjuïc, numa área com acesso proibido ao público, serão queimados 6.469 artefatos, o que significa mais de 1.500 quilos de pólvora em 15 minutos. O Instituto de Cultura de Barcelona promete uma grande queima de fogos visível de toda a cidade, “até de longe” porque será lançado de grande altitude. Quem não conseguir ver, poderá acompanhar através de transmissão direta na TV.

A única maneira de comer as 12 uvas fora de casa – tradiação na cidade na hora da virada – é estando hospedado em um hotel. Mas mesmo assim a oferta é reduzida, pois apenas um quarto dos hotéis em Barcelona está em operação. Ee nem todos têm oferta específica de Réveillon, que normalmente é limitada a uma parte dos que têm quatro ou cinco estrelas.

NOITE SEM TURISTAS – Barcelona sempre figurou como destino privilegiado para se despedir do ano devido à oferta gastronómica e de lazer, a ponto dos hotéis e apartamentos turísticos chegarem a quase 100% de ocupação no período, sendo turistas a grande parte dos hóspedes. Mas neste dia 31 de dezembro as reservas vão acomodar moradores da cidade. Aqueles que não queriam cozinhar ou buscam uma festa glamorosa longe de casa.

O horário de funcionamento dos restaurantes dos hotéis (para hóspedes) não é o mesmo dos bares e restaurantes, mas as suas mesas podem estar ativas até às 21h, quando as regras contra a Covid-19 na Catalunha estipulam que devem encerrar todas as atividades não essenciais. Essa situação tem levado os estabelecimentos a organizarem jantares em horários antes impensáveis, por se tratarem de cardápios geralmente muito elaborados.

A outra opção nos hotéis, mas com horário livre, é comemorar o Réveillon no quarto, utilizando o serviço de cozinha, que não tem limites. No entanto, esta é uma opção que só as empresas de primeira classe podem oferecer por conta do alto investimento em recursos humanos para servir a cada quarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.