Profissionais de saúde enfrentam quilômetros na neve para cumprir plantões em Madri

Vídeos de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina enfrentando a neve para chegar a plantões na capital espanhola viralizaram nas redes sociais

A nevasca que atingiu quase todo território espanhol não interrompeu o trabalho dos profissionais de saúde nos hospitais, especialmente na luta contra a Covid-19. Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram médicos, enfermeiros e estudantes de medicina caminhando quilômetros nas estradas de acesso a Madri – bloqueadas pela neve – chegando ou largando de seus plantões.

Era a única maneira de chegar aos hospitais onde tinham que fazer seu trabalho. Um dos casos destacados é de um jovem Médico Residente (MIR, na sigla em espanhol), na chegada ao no Hospital Puerta de Hierro, em Madri, no último sábado. Naquele dia, o temporal Filomena castigou a capital espanhola com um temporal de neve que prendeu motoristas nas estradas, paralisou os serviços de transportes e causou muitos estragos.

No vídeo, o jovem médico da equipe de Cirurgia Torácica e Cardíaca explica que caminhou 17 quilômetros para chegar ao plantão, trajeto que realizou em uma hora e quinze minutos.  O vídeo de sua chegada ao trabalho viralizou nas redes e foi visto pelo ministro da Saúde, Salvador Illa, que aplaudiu o esforço.Todo meu apreço a este jovem MIR”. Illa ressaltou que o empenho que todo o conjunto dos trabalhadores da saúde está a demonstrar “é um exemplo de solidariedade e dedicação”.

Outro vídeo que circula nas redes sociais é de uma enfermeira e seu companheiro de plantão do Hospital 12 de Outubro, em Madri. Ambos caminharam 22 quilômetros para assumir o plantão na UTI. A pessoa que grava relata que já fizeram 11 quilômetros naquele momento da madrugada e que ainda faltam mais onze, mas que chegarão a tempo do café da manhã e de render os companheiros.

Além dos que se esforçaram e se arriscaram pelas estradas bloqueadas pela neve, há também aqueles que ficaram sem poder dos hospitais por conta do caos provocado pela tempestade de neve.

Neve entrada hospitais Madri
Hospitais de Madri ficaram com acessos bloqueados por conta do temporal Filomena 

PANDEMIA – O trabalho destes profissionais ganha mais relevo por conta da situação grave vivida nos hospitais espanhóis por conta da Covid-19. As UTIs estão saturadas por pelo menos mais 3 semanas, segundo alerta feito por Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas de Saúde e Emergências.

A incidência acumulada de contágios disparou 85 pontos e é de 435 casos por 100.000 habitantes em 14 dias. Em entrevista coletiva sem jornalistas na sala devido à nevasca Filomena, Simón alertou que o agravamento dos dados da epidemia de Covid, se atribui a um relaxamento das medidas de prevenção durante o Natal. “Por 3 semanas, as UTIs continuarão saturadas, haverá muito mais hospitalizações e a letalidade aumentará”, disse. Ele alerta que se as pessoas não agirem com responsabilidade, dobrar a curva dessa terceira onda pode custar 4 ou 5 semanas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 61.422 casos da Covid-19 foram notificados na última segunda-feira durante o último final de semana, dos quais 6.162 foram diagnosticados em 24 horas. O número total de infecções subiu para 2.111.782 desde o início da pandemia, de acordo com estatísticas oficiais.

A incidência acumulada nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes é de 435, ante 350 na sexta-feira. A ocupação da UTI subiu dois pontos, para 26%, e as internações passaram de 12,22 na sexta-feira para 13,7% na segunda-feira. O relatório de Saúde acrescentou 401 mortes à contagem oficial na segunda-feira, em comparação com 199 na sexta-feira. Em 7 dias, 576 pessoas com um Covid positivo morreram na Espanha. O número total de mortes na pandemia na Espanha aumentou para 52.275.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.